Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Professores e doutorandas da Univates participam do Programa PVE

Por Ana Amélia Ritt

Postado em


Compartilhe

Durante uma semana, a professora da Univates Simone Stülp esteve em visita à Alemanha juntamente com o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Átila da Rosa e com a professora da Universidade Federal de Tocantins, Etiene Fabrin. A viagem integra as atividades do projeto contemplado no Programa Pesquisador Visitante Especial (PVE), vinculado ao Programa Ciências Sem Fronteiras, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
 
Além deles, as doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates Daniela M. de Laura, Joseline Manfroi e Isa Carla Osterkamp estão no país realizando doutorado sanduíche. O professor André Jasper, coordenador do projeto “Carvão vegetal macroscópico do Paleozoico Superior Gondwânico e suas contribuições para a construção de modelos paleoambientais globais”, inscrito no PVE, também está na Alemanha desenvolvendo outro projeto, financiado pela Alexander von Humboldt Foundation.
 
O PVE tem como objetivo propiciar a internacionalização de pesquisas inseridas em programas pós-graduação. O programa financia as bolsas de doutorado sanduíche das estudantes citadas, despesas com ações de campo e a mobilidade de docentes para aprofundamento das discussões acerca da pesquisa. Quem os recebe é o professor Dr. Dieter Uhl, do Instituto de Senckenberg de Frankfurt/Alemanha, que já esteve na Univates, um dos paleobotânicos de maior produção científica na atualidade, sendo reconhecido internacionalmente como referência na temática de Paleoincêndios Vegetacionais Pretéritos e de Gênese e Evolução dos Biomas Terrestres.
 
 
Sobre a pesquisa
 
O projeto “Carvão vegetal macroscópico do Paleozoico Superior Gondwânico e suas contribuições para a construção de modelos paleoambientais globais” é desenvolvido pela equipe coordenada pelo Prof. Dr. André Jasper, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates. O tema geral abordado na proposta de pesquisa, que integra a linha de pesquisa Ecologia, na temática Gênese e Evolução dos Biomas Terrestres do PPGAD, é carvão vegetal macroscópico como indicativo direto de ocorrência de paleoincêndios vegetacionais durante o Paleozoico Superior do Gondwana e a sua importância para as análises paleoambientais regionais e globais. Estão envolvidos na pesquisa docentes do PPGAD, pesquisadores de outras instituições de ensino do Brasil e do exterior, além de estudantes de graduação, mestrado e doutorado da Univates.
 
Texto: Ana Amélia Ritt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.