International Day reúne 17 intercambistas

Por Ana Amélia Ritt

Postado em

A sexta-feira, dia 19, foi de encontro entre intercambistas na Univates. Dezessete novos estudantes de graduação estiveram no International Day, momento de integração organizado pela Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII). Neste semestre, além dos acadêmicos participantes desse momento, quatro intercambistas do semestre passado permaneceram na Instituição e cinco novos intercambistas vêm para o Brasil em março para estagiar nos laboratórios.

Entre os países envolvidos na reunião estavam Colômbia, Argentina, Portugal e México. Renata Aguilhera é um caso um pouco diferente. Há dois anos é estudante de Medicina na Bolívia, porém nasceu no Brasil. “Fui para a Bolívia porque tinha conhecidos que faziam o curso lá e fiquei muito interessada pelo que me falaram. Quis voltar para o Brasil, porque a forma como a Medicina é ensinada tem a ver com a cultura do país. Poderia ter ido para outros países, mas senti que era meu dever como brasileira conhecer a forma daqui também”, conta a estudante que ficará na Instituição até julho. “A Univates me recepcionou super bem, tanto no início por e-mail quanto quando cheguei aqui, entrando em contato e pedindo se estava tudo bem. Não conhecia Lajeado. Venho de uma universidade pequena. Chegar aqui e ver toda essa estrutura, o carinho e o cuidado... não tem como não ficar apaixonada por esse lugar”.

A estudante de Design Gráfico Andrea Dávila Martinez é a primeira intercambista do México a vir para cá. Aluna da Universidad Autonoma de San Luis Potosí, Andrea conta que já andou de Bicivates e retirou livros na biblioteca. “É tudo muito bonito e moderno. Adorei a sinalização da biblioteca que é separada por cores. Também fiquei encantada com a quantidade de verde que tem na cidade”, ressalta.

Alunos da Univates também podem fazer intercâmbio em cidades que tenham universidades conveniadas. Confira mais informações em www.univates.br/intercambio.

Texto: Ana Amélia Ritt

Escolha uma formação