Bolsa de Produtividade em Pesquisa é concedida a professor da Univates

Por Ana Amélia Ritt

Postado em

O professor Raul Antonio Sperotto recebeu do Comitê de Assessoramento (CA) da Botânica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) uma bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ – Categoria 2). Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates, a bolsa entra em vigência a partir do dia 1º de março e tem duração de três anos. O projeto submetido ao edital é intitulado “Alterações moleculares e fisiológicas causadas pela infestação do ácaro fitófago Schizotetranychus oryzae (Tetranychidae) em plantas de arroz”.

A bolsa é destinada a pesquisadores que se destacam, valorizando sua produção científica segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e específicos, determinados pelos Comitês de Assessoramento.

O projeto busca identificar como as plantas de arroz respondem a ataques de ácaros e se protegem deles, buscando possíveis alvos para serem utilizados em futuros programas de melhoramento de arroz. “Para mim, ser um bolsista de produtividade realmente significa um reconhecimento por parte de outros pesquisadores da minha área. Além disso, é uma grande responsabilidade, pois somos convidados a avaliar projetos que são submetidos a diversos editais do CNPq, entre outras atividades para as quais devemos estar disponíveis quando solicitado”, explica Sperotto.

Nesse projeto estão envolvidos outros três professores da Univates (Walter Beys da Silva, Noeli Juarez Ferla e Lucélia Santi), além de uma mestranda do PPGBiotec (Édina Blasi) e uma aluna de graduação (Daniele Friedrich). Colaboradores de outras instituições também fazem parte do projeto, como a professora Joséli Schwambach e a doutoranda Giséli Buffon (diplomada do PPGBiotec da Univates), ambas do PPG em Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a pesquisadora Janete Adamski, do Departamento de Botânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o pesquisador do Centro de Biotecnologia da UFRGS Markus Berger e dois pesquisadores do The Scripps Research Institute, dos Estados Unidos, Mathieu Lavallée-Adam e John Yates.

Texto: Ana Amélia Ritt

Escolha uma formação