Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Acadêmicos de férias e campus em manutenção

Por Artur Dullius

Postado em


Compartilhe

As aulas do semestre 2016/A começam só no dia 18 de fevereiro. E como fica a Univates no período de férias? O movimento pelo campus é totalmente diferente do período letivo. Salas de aula e corredores estão praticamente vazios. Mas o período de férias letivas na Univates é especialmente planejado para as obras de melhorias. Enquanto aguarda a chegada dos acadêmicos, a Instituição realiza diversas ações pelo campus, somando cerca de R$ 8 milhões investidos em obras de ampliação da infraestrutura e manutenção dos espaços já construídos.
 
Considerado um dos projetos mais arrojados para a área da saúde, o Centro Clínico é a principal obra em andamento. Com aproximadamente 1.900,00 m², o prédio, desenvolvido desde a confirmação do curso de Medicina, será inaugurado no mês de fevereiro. Localizado em frente ao Prédio 17, o espaço é destinado à oferta de especialidades médicas para a região do Vale do Taquari, tendo fundamental importância na qualificação dos acadêmicos.
 
Espaço de lazer para os alunos nos intervalos de aula e palco de diversas atividades durante o ano de 2015, os decks do laguinho recebem, nos meses de janeiro e fevereiro, repintura preventiva. Conforme o coordenador do setor de Engenharia e Manutenção, Israel Pereira, esse processo já estava programado. “Quando construímos os decks, o processo de repintura já estava incluso no orçamento. É preciso fazer a manutenção pois a madeira, mesmo depois de colocada, continua se adaptando ao local”, comenta.
 
O setor de Engenharia e Manutenção da Univates também trabalhou no Prédio 5, onde se encontra o Unianálises. Destruída no temporal que ocorreu em novembro de 2015, a escadaria foi totalmente reconstruída. No local, calçadas novas e mais largas também estão sendo feitas, buscando facilitar o acesso de quem frequenta o prédio.
 
Destaque também para as obras realizadas no Complexo Esportivo. A novidade fica por conta da ampliação da academia. O novo espaço destinado à prática de exercícios físicos ficará na antiga sala de psicomotricidade. Além de um ambiente maior e com aparelhos novos, o local, climatizado, terá dois andares. O mezanino será destinado a atividades aeróbicas e o andar de baixo, para a musculação. Em função da obra, a academia ficará com as atividades suspensas até 8 de fevereiro. O antigo espaço da academia passa a receber agora as aulas de pilates. 
 
Na piscina, os revestimentos de cerâmica, que estavam demonstrando sinais de desgaste e descolamento, serão substituídos por porcelanato e rejuntes especiais. Por isso, o local estará fechado para a realização da reforma até 29 de fevereiro.
 
Outra obra de manutenção ocorre no telhado do Prédio 1. Visando a solucionar o problema de goteiras, as telhas de fibrocimento estão sendo substituídas por outras de aluzinco, que, além de mais leves, são mais resistentes. Para garantir maior segurança, além de facilitar o acesso ao prédio mais antigo da Instituição, calçadas também estão sendo feitas entre o local e a Avenida Senador Alberto Pasqualini.
 
O atual Laboratório de Fotografia, localizado no 2° andar do Prédio 11, está com os dias contados. Em março deve ser inaugurado o novo Estúdio Fotográfico da Univates. O espaço está sendo construído no subsolo do Prédio 12 e terá sala mais ampla para a realização das atividades de fotografia. Nessa mesma região, a rua interna recebeu melhorias no sistema de drenagem.
 
Além dessas, outras obras de manutenção preventiva também estão sendo realizadas nas salas de aula. De acordo com a arquiteta Michele Welp, as ações foram planejadas durante o ano passado. “A gente foi avaliando a estrutura do campus e verificando as solicitações de melhorias que foram repassadas. Agendamo-nos para fazer essas adequações no período de férias letivas devido ao menor número de pessoas que circulam pela Instituição”, afirma.
 
Mais informações podem ser obtidas no setor de Engenharia e Manutenção, pelo telefone (51) 3714-7016.
 
Texto: Artur Dullius

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.