Univates recebe candidatos do Vestibular Complementar

Por Nicole Morás

Postado em

Com termômetros marcando 33ºC, a Univates realizou mais uma edição do Vestibular Complementar neste domingo, dia 24, com a participação de candidatos de quase 60 municípios de sete estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Tocantins, Maranhão, Pará e Roraima. A prova única de redação foi baseada no texto “O super-herói que procuramos”, de Paulo Germano, publicado no dia 5 de janeiro no jornal Zero Hora.

A partir da leitura, os candidatos puderam optar entre redigir um artigo de opinião sobre ideias concretas que contribuem para que a intolerância seja vencida no convívio entre as pessoas, seja no mundo real ou virtual; ou escrever uma crônica sobre quem são os heróis da modernidade. Os vestibulandos também puderam optar por concorrer com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Uma das primeiras vestibulandas a deixar a prova foi Júlia Ströher, de Arroio do Meio, que concorre a uma vaga para o curso de Nutrição. “Escolhi a primeira opção sobre o conceito de como podemos diminuir a intolerância”, afirmou ela, dizendo que praticou em casa, escrevendo várias redações para treinar.

Quem também participou da prova foi Jocelaine Rossato, natural de Santa Maria e moradora de Estrela. “Quando morei em Minas Gerias não havia muitas opções, então fiz técnico em Segurança do Trabalho. Agora estou fazendo a prova para as áreas que eu sempre quis”, disse ela, referindo-se aos cursos de Design e Engenharia Civil, a primeira e segunda opção, respectivamente.  Para a prova, Jocelaine se preparou lendo notícias e artigos em jornais e pela internet.

O Vestibular Complementar foi, ainda, uma oportunidade para fazer um programa em família. Moradores de Arroio Grande, em Arroio do Meio, Ilvene, dona Gladis e seu Ereneu estiveram na Univates pela primeira vez e ficaram maravilhados com a Instituição. Eles aguardavam enquanto Laís prestava prova para Arquitetura e Urbanismo. “Ela se preparou para passar e pretende começar os estudos logo”, disse Ilvene, a mãe.

Também de Arroio do Meio, Fabiane e Vianei Henz levaram a filha Gabriela para realizar a prova e aproveitaram para conhecer a Instituição. “Aqui é uma maravilha! Não conhecíamos ainda e achamos um máximo”, afirmou Vianei. Fabiane completou que a filha presta vestibular para Enfermagem. “Sempre acompanhamos tudo, então trazê-la hoje foi natural, foi uma vontade nossa e dela”, disse a mãe.

Enquanto aguardavam a realização da prova, os pais e acompanhantes dos candidatos foram recepcionados com um coquetel na sala 515 do Prédio 9. Já os vestibulandos, quando deixaram a sala da prova, receberam como brinde um balde de pipoca personalizado da Univates.

O listão dos aprovados no Vestibular Complementar da Univates será publicado até a próxima quarta-feira, dia 27, no site da Univates. As matrículas deverão ser feitas no Atendimento Univates (Prédio 9), no dia 28 janeiro, das 8h30 às 11h30min e das 13h30min às 20h30min.

Detalhes podem ser conferidos pelo 0800 7 07 08 09 ou pelo e-mail vestibular@univates.br.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação