Professora da Univates realiza pós-doutorado em Portugal

Por Artur Dullius

Postado em

A professora Dra. Eniz Conceição Oliveira, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), está realizando, desde o dia 04 de janeiro, seu pós-doutorado na Universidade de Aveiro, em Aveiro, Portugal. O projeto, intitulado “Perspectivas de ciência, tecnologia e sociedade na área de química: análise de livros didáticos brasileiros e portugueses”, é vinculado ao PPGECE da Univates. A professora deve ficar até o final do mês de junho no país europeu.

A pesquisa, orientada pela Dra. Nilza Maria Vilhena Nunnes da Costa, objetiva investigar a relação existente entre a proposta dos livros didáticos de Química, com o currículo na perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), na educação básica do Brasil e de Portugal. “Espero com o pós-doutorado, além de conhecer outras realidades educativas, ter mais vivências, buscar parcerias para a elaboração de projetos de pesquisa interinstitucionais, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa vinculada à pós-graduação  da Univates”, destaca Eniz.

Conforme a professora da Univates, a oportunidade de realizar os estudos de pós-doutorado no país europeu surgiu a partir das ações de docência em dois programas de pós-graduação (PPGECE e o Programa de Pós-Graduação Ensino). “Busco com a minha estadia em Portugal um tempo somente para o estudo de questões pertinentes à educação no contexto social. Como a pesquisa envolve materiais didáticos portugueses, foi essencial realizar o estudo em Portugal”, conclui. O estudo dos livros didáticos brasileiros está sendo realizado no Brasil sob a supervisão do professor Dr. José Claudio Del Pino.

Texto: Artur Dullius

Escolha uma formação