Novas opções de especialização da Univates recebem inscrições

Por Nicole Morás

Postado em

Para quem recém terminou a graduação e quer aprofundar os estudos em uma área específica ou para quem gostaria de voltar a estudar para se atualizar, a Univates realiza diversos cursos de pós-graduação lato sensu. Em 2016, há novas opções, que recebem inscrições até o dia 7 de março – com exceção da especialização em Direito Processual Civil, que encerra inscrições em 12 de fevereiro.

Uma das novidades é o curso de Políticas Públicas de Saúde Mental e Assistência Social, que proporciona aos profissionais a discussão das políticas públicas em abordagem interdisciplinar e, além disso, instrumentaliza-os para ações de cuidado, seja na prevenção, promoção ou reabilitação em saúde e assistência social. Ainda na área da saúde, há a especialização em Farmácia Estética, que tem como proposta capacitar o profissional farmacêutico técnica, científica e profissionalmente para utilizar-se das técnicas de natureza estética e dos recursos terapêuticos relacionados à área de estética corporal e facial, assim como dos métodos de avaliação em estética.

O curso de Direito Processual Civil é realizado segundo o novo Código de Processo Civil, com ênfase na metodologia da análise de caso e no sistema de precedentes obrigatórios. Na área de exatas, a especialização em Engenharia de Processos e Sistemas de Produção tem caráter analítico na forma de abordagem dos temas, voltados para a otimização de processos e sistemas.

Com proposta interdisciplinar, o curso de Gestão da Criatividade e Inovação apresenta proposta de aprendizagem disruptiva e busca aproximar gestores, designers, artistas e outros atores da economia criativa do contexto contemporâneo da economia colaborativa, da cultura do compartilhamento e da criação de novas iniciativas empreendedoras que emergem a partir da chegada da geração Y ao mercado de trabalho.

Nas áreas cultural e artística, há os cursos de Fotografia e de Produção Cultural. O primeiro busca explorar e exercitar diferentes campos da imagem e da produção de sentido, apontando para oportunidades de negócios e nichos de atuação, além de problematizar as práticas sob a luz da reflexão crítica. Já na especialização em Produção Cultural o aluno entrará em contato com diferentes manifestações artísticas por meio de imersão, a fim de conhecer e ter melhor compreensão das suas especificidades e trabalhar questões fundamentais em relação ao conceito de cultura.

As inscrições para os cursos de especialização podem ser realizadas pelo site www.univates.br/pos-graducao. As aulas devem iniciar em abril. Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Pós-Graduação e Pesquisa, sala 115 do Prédio 1, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5412, ou pelo e-mail posgraduacao@univates.br.

Cursos a distância
Outras novidades para 2016 são os cursos na modalidade a distância. A especialização em Ações em Estimulação Precoce busca a formação diferenciada de profissionais das áreas da saúde e da educação, independente do curso de formação, capacitando-os para avaliar, acompanhar e intervir precocemente na estimulação de crianças de zero a quatro anos que estejam em condições de risco ou apresentem atraso no desenvolvimento psicomotor. A proposta é única no Estado do Rio Grande do Sul e vem ao encontro da política de inclusão do Governo Federal e do Ministério da Educação.

Já o curso de Docência na Educação Profissional objetiva a formação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento para atuação na educação profissional técnica, tendo como proposta compreender melhor os processos de ensino e as situações de aprendizagem, as especificidades do ensino profissionalizante e os papéis do professor e do aluno nesse contexto.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação