Projeto de pesquisa desenvolve metodologias ativas em escola municipal

Por Ana Amélia Ritt

Postado em

Envolvendo estudantes do ensino fundamental de uma escola de Arroio do Meio (RS), um projeto vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Univates buscou trabalhar estratégias de ensino em sala de aula e dar suporte à elaboração de projetos de pesquisa. Iniciada em novembro de 2014, a iniciativa consistiu em encontros entre professores e alunos, nos quais foram sugeridas e analisadas novas metodologias para a aprendizagem.

O projeto de pesquisa foi executado com duas turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Caetano, uma do 7º e outra do 9º ano. Seis estudantes foram convidados a participar como Bolsistas de Iniciação Científica Júnior (BICJr), reunindo-se semanalmente na Univates com as professoras de ciências de cada turma, Patrícia Kroth e Fernanda Cornelius. Em conjunto, houve a problematização de questões que envolviam sala de aula. “Nosso objetivo era trazer sugestões que tornassem o aluno mais ativo. Nos primeiros encontros os bolsistas e as professoras estavam mais contidos. Depois percebemos um relato reflexivo, formas de trabalho eram expostas, aplicadas e, depois, os resultados eram relatados”, explica a coordenadora do projeto, intitulado “Metodologias ativas de ensino e aprendizagem na educação básica, buscando a iniciação à pesquisa”, Andreia Guimarães.

Raiani Eduarda Sander foi uma dos seis BICJr participantes. Ela afirma que a experiência, que envolveu técnicas como peer instruction, aulas experimentais e GV/GO, ajudou na hora de absorver o conteúdo. “Muitos dos alunos que tinham dificuldade em aprender de uma só forma conseguiram entender o assunto graças às diferentes maneiras usadas para explicá-los. A atividade que mais gostávamos era a elaboração do mapa conceitual, em que pesquisávamos sobre o que era passado e desenvolvíamos um esquema do nosso jeito”, conta.

Conforme Andreia, o trabalho realizado tornou os alunos participantes mais críticos e autônomos. “Com essa liberdade que tinham para trabalhar em sala de aula, os estudantes conseguiram desenvolver projetos de pesquisa. Os resultados disso foram visíveis, eles se apresentaram em eventos científicos como a Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (Meep), 5ª Feira de Ciências e Salão de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação (Sicti)”, comenta lembrando a boa classificação das turmas na 5ª Feira de Ciências da Univates.

A coordenadora do projeto de pesquisa ressalta, ainda, que o trabalho realizado incentivou os estudantes e as professoras. “No início percebemos muita resistência. Os estudantes estão acostumados a ganhar tudo pronto. Em vez de procurar um texto, queriam ele em mãos. Aos poucos a mudança foi ocorrendo, buscaram informações em sites confiáveis indicados pelos professores, em livros online e artigos”, lembra. Com o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), o projeto de pesquisa foi enquadrado no edital Picmel/Fapergs.

Texto: Ana Amélia Ritt

Escolha uma formação