Inscrições para o curso de Odontologia encerram-se na próxima semana

Por Ana Amélia Ritt

Postado em

A saúde bucal está diretamente relacionada à qualidade de vida e ao bem-estar. Pensando nisso, a Univates oferece o curso de Odontologia, que visa a formar dentistas generalistas, capazes de atuar em diversos níveis de atenção, baseados em princípios éticos e com senso crítico apurado.

Conforme o coordenador do curso, professor Maurício Fernando Nunes Teixeira, a proposta é pensar não apenas na técnica profissional, mas no contexto em que a pessoa atendida está inserida, refletindo sobre as doenças bucais que podem ser desencadeadas. “O curso foi pensado a partir de competências que podem mudar o quadro geral de saúde da população regional. De que forma o dentista, como profissional da saúde, precisa estar preparado para isso?”, reflete.

Teixeira acrescenta que o curso da Univates possui alguns diferenciais, entre eles, o uso de metodologias ativas para o aprendizado dos acadêmicos, a fim de problematizar a experiência que os estudantes já possuem e adquirir novos conhecimentos. “Também oportunizamos aos acadêmicos a vivência, logo no primeiro semestre de curso, na Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures). A Cures possui convênio com as cidades de Lajeado, Arroio do Meio e Estrela, em que oito cursos da Instituição têm contato com secretarias de saúde, profissionais da área e usuários. Logo no início das aulas, os acadêmicos do curso de Odontologia resolvem problemas ligados à área da saúde e, posteriormente, voltam-se para casos odontológicos. A partir da metade do curso, os estudantes atendem a comunidade externa”, explica ele.

O currículo de Odontologia é modular integrado, ou seja, o conteúdo é repassado em módulos, não em disciplinas. Esses módulos são divididos em quatro grandes eixos: Saúde, Sociedade, Cidadania e Direitos Humanos; Integralidade da Atenção à Saúde; Organização do Processo de Trabalho em Saúde; e Educação Permanente. Além disso, os professores do curso de Odontologia reúnem-se semanalmente e discutem o conteúdo que será passado durante a semana. “Dessa forma, todos os assuntos são abordados de forma integrada, sem repetições”, explica o coordenador.

Entre as áreas de atuação do profissional estão periodontia, endodontia, traumatologia, cirurgia bucomaxilofacial e ortodontia. O mercado de trabalho envolve não só consultórios particulares, mas também clínicas especializadas, hospitais e setores da indústria. Há também vagas no Sistema Único de Saúde (SUS) para atuar em Unidades Básicas de Saúde, Estratégias de Saúde da Família, Centros de Especialidades Odontológicas e hospitais públicos com vínculos municipais, estaduais ou federais.

Inscrições
O curso de Odontologia da Univates está com inscrições abertas até o dia 18 de janeiro de 2016. Interessados podem concorrer às 30 vagas oferecidas por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2013, 2014 ou 2015. Para se inscrever, o candidato pode acessar o site www.univates.br/vestibular. O resultado definitivo será publicado até o dia 22 de janeiro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 7070809 ou pelo e-mail linhadireta@univates.br.

Texto: Ana Amélia Ritt

Escolha uma formação