Acadêmica de Jornalismo participa de projeto no Canal Futura

Por Artur Dullius

Postado em

No dia 17 de janeiro, a estudante Ana Amélia Ritt, do curso de Jornalismo da Univates, embarca para o Rio de Janeiro. A acadêmica, matriculada no 5° semestre, é uma das seis gaúchas que fazem parte do seleto grupo de estudantes que irão participar da XI Oficina de Vídeo Geração Futura Universidades Parceiras, realizada pelo Canal Futura.

Em 2016, participam 33 estudantes de Comunicação Social, Audiovisual ou Rádio e TV das Universidades Parceiras do Canal Futura de todo o país. Os selecionados vão passar duas semanas no Rio de Janeiro vivenciando o funcionamento do Futura e participando de oficinas de audiovisual. “Durante duas semanas, eu vou ter contato com pessoas de culturas e experiências diferentes, e isso, com certeza, vai ser um grande aprendizado”, comenta a estudante que diz perceber a ansiedade dos participantes pelas mensagens trocadas pelo aplicativo whatsapp. O objetivo do projeto é a produção de interprogramas, com o apoio das TVs Universitárias e dos Cursos de Comunicação.

Inscrita na edição que teve recorde de candidatos, Ana afirma que o fato de envolver atividades audiovisuais, a possibilidade de conhecer o Rio de Janeiro e o reconhecimento do canal educativo foram determinantes no momento de fazer a inscrição. “Eu queria muito, mas não esperava que fosse selecionada. No dia em que saiu o resultado eu fiquei atualizando o site, mas não conseguia ver. Então meu colega me enviou uma mensagem dando os parabéns e me mandou o link dos selecionados. Na hora eu não acreditei”, lembra a estudante que já teve experiência com matérias audiovisuais quando foi estagiária da TV Univates.

No momento da inscrição os candidatos tiveram de analisar o conteúdo e a linguagem visual de três vídeos, sendo obrigados a redigir uma análise crítica sobre um dos audiovisuais. Durante os meses de outubro e novembro os estudantes selecionados desenvolveram um storyline para um interprograma, utilizando um projeto de iniciação científica da própria universidade. A acadêmica da Univates escolheu o projeto “Testes de desempenho, emissões e operação de Biometano e GNV em motores convencionais", coordenado pelo professor Odorico Konrad. Segundo a estudante, a escolha se deu devido à atualidade e aos impactos causados pelo projeto de pesquisa. Após o período na capital carioca, a estudante terá de produzir um minidocumentário com o tema. O audiovisual produzido será veiculado, durante o ano, nos intervalos da programação do Canal Futura.

Texto: Artur Dullius

Escolha uma formação