Estudo de grupo de pesquisa resulta em criação de projeto de lei municipal

Por Tuane Eggers

Postado em

Uma proposta de projeto de lei municipal foi encaminhada, na manhã desta quarta-feira, dia 16, por componentes do Fórum de Resíduos Sólidos Domésticos de Lajeado aos Poderes Executivo e Legislativo, ao Ministério Público e ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente do município. O Fórum iniciou após a apresentação dos dados levantados pelo grupo de pesquisa Práticas Ambientais e Redes Sociais da Univates, coordenado pela professora doutora Jane Mazzarino, sobre a situação dos resíduos sólidos domésticos.

O relato da pesquisa foi tema de reunião com diversos setores sociais, em setembro de 2013, quando decidiu-se criar um coletivo para contribuir com a qualificação da coleta seletiva. O grupo foi composto por representantes da Univates, da Unimed, da Corsan, das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente, dos Parceiros Voluntários/Acil, da Cooperativa de Catadores Sepé Tiaraju e da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Taquari (Aseat).

Foram debatidas, durante 26 meses, propostas de ações para qualificar a coleta seletiva no município de Lajeado, resultando em um projeto de lei que institui o serviço de coleta seletiva dos resíduos domiciliares e em uma proposta de planejamento composto por quatro grandes ações, divididas em outras diversas pequenas ações, para qualificar a coleta. O projeto de lei estabelece objetivos, definições, princípios orientadores, elementos sobre a prestação, o planejamento e a execução do serviço de coleta seletiva, entre outros aspectos pertinentes ao tema.

De acordo com a professora Jane, o processo foi fundamental em termos de participação dos cidadãos de Lajeado. “Representando diferentes organizações, os membros do Fórum dedicaram-se voluntariamente para contribuir com o problema ambiental e social do município”, salienta a professora.

Na ocasião, o presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, Carlos Eduardo Ranzi, destacou que o município carece de legislação que qualifique a coleta seletiva. “As propostas oriundas do trabalho desenvolvido pelo Fórum de Resíduos Sólidos tornarão a coleta mais eficiente e, consequentemente, mais rentável aos catadores”, ressaltou.

Confira as quatro principais ações propostas no planejamento da coleta seletiva:

1 - Exigir, educar e fiscalizar empresa coletora para que não misture resíduos, separados e não separados corretamente, nos caminhões, educando inclusive os coletores dos caminhões;

2 - Incentivar e fiscalizar a separação e a disposição corretas dos moradores;

3 - Desenvolver a cultura de produzir composteiras caseiras;

4 - Incentivar a organização de cooperativas de catadores e capacitá-los para a coleta seletiva.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação