Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Projeto identifica perfil de saúde da população idosa do Vale do Taquari

Por Artur Dullius

Postado em


Compartilhe

Desenvolvido desde março de 2014 pela Univates, o projeto de extensão “Ações sociais e de saúde em gerontologia” completa, neste mês, seu segundo ano de atividades. Com 347 idosos atendidos, a iniciativa busca identificar o perfil de saúde da população idosa do Vale do Taquari.

Além de proporcionar atividades de integração e de lazer, são desenvolvidas baterias de avaliações físicas, cognitivas e sociais. Entre os testes realizados estão os de qualidade de vida, postura corporal, níveis glicêmicos e composição corporal. Os dados são utilizados na elaboração do banco de dados regional, que serve como fonte de estudo para o grupo de professores e acadêmicos do projeto. Os envolvidos buscam elaborar e aplicar oficinas de educação para o envelhecimento, fazer a discussão dos dados com coordenadores municipais de grupos de convivência de idosos, palestras e cursos.

Conforme a coordenadora do projeto, Alessandra Brod, a qualidade de vida dos participantes pode ser considerada de regular a boa. Entretanto, outros dados alarmantes chamam a atenção e indicam que os gestores precisam tomar providências em relação à saúde dos idosos. “Principalmente em relação aos altos índices de massa corporal e de percentual de gordura, os quais, relacionados aos resultados da relação cintura-quadril e da capacidade respiratória, apontam alto risco de os idosos desenvolverem doenças cardíacas. Outro fator preocupante é o alto risco de câncer de pele”, ressalta Alessandra, lembrando que as atividades do projeto têm motivado os idosos a repensarem seus hábitos de vida.

Todas as avaliações foram realizadas na Instituição e envolveram professores e acadêmicos dos cursos de Fisioterapia, Educação Física (licenciatura e bacharelado) e Psicologia da Univates.

Saiba mais
Segundo projeções realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, o grupo de pessoas com mais de 60 anos quase duplicará entre os anos de 2000 e 2020, passando de 14,5 milhões para 23 milhões. Em 2050, estima-se que esse grupo chegará aos 64 milhões de pessoas, valor que ultrapassa o do grupo etário constituído por crianças e adolescentes com até 14 anos, estimado em 46,3 milhões de pessoas.

Texto: Artur Dullius

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.