Projeto de extensão oferece sessões gratuitas sobre astronomia

Por Ana Amélia Ritt

Postado em

Com o objetivo de ensinar astronomia e divulgar a ciência, a Univates oferece à comunidade projetos de extensão ligados à área. O planetário móvel é uma das atrações promovidas pelo programa. Neste ano, 3.285 pessoas participaram das 131 sessões realizadas.

O bolsista Maicon Ferreira, estudante de Engenharia Mecânica, explica que o planetário possui duas modalidades: a itinerante, em que uma vez por mês o planetário é levado a escolas ou eventos pré-agendados; e o atendimento realizado na Instituição, onde turmas podem conferir uma simulação de uma viagem espacial e características dos principais planetas. “Qualquer pessoa que tiver interesse pode se inscrever; não precisa ter grupo. Atualmente a maior procura é pelo Ensino Fundamental”, conta.

A sessão envolve explicação sobre planetas, fenômenos celestes e satélites artificiais e tem duração de 45 minutos. Além disso, o programa conta com uma atividade complementar, o stellarium. Nele o céu de qualquer localização do planeta é simulado durante o dia e à noite.

Eunice Bruinsma, integrante do departamento cultural do Clube de Mães Sempre Unidas, do bairro Moinhos, de Lajeado, acredita que a experiência foi incrível para todas as 22 participantes do Clube. “Fui instigada a conhecer o planetário por um menino de cinco anos, David Huber, da Escola Municipal de Ensino Infantil Recanto Infantil de Moinhos, que relatou com detalhes o que aprendeu sobre o sistema solar. Eu, por curiosidade, resolvi levar o Clube de Mães. Foi de grande valia. Fomos recebidas com muita atenção no planetário, primeiramente com explicações, depois foram tiradas dúvidas e, para completar, sentimo-nos como se estivéssemos em uma cápsula viajando no espaço. Além disso, os monitores foram atenciosos e acolhedores”, relata.

Após as visitas anuais, bolsistas envolvidos nos projetos de astronomia fazem uma pesquisa online com visitantes para ver se as expectativas do projeto estão sendo atendidas. A maioria dos visitantes fazem parte de escolas públicas. Conforme Ferreira, 82% das escolas participantes deram continuidade ao estudo de astronomia após a visita ao planetário. “Há professores que já vieram quatro vezes assistir às sessões com turmas diferentes. Se eles não gostassem, não voltariam”, afirma o bolsista.

Interessados podem participar das sessões gratuitas entrando em contato pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5518, ou pelo e-mail planetario@univates.br.

Texto: Ana Amélia Ritt

Escolha uma formação