A aprendizagem como figura central da sala de aula

Por Elise Bozzetto

Postado em

Há cinco anos a Univates iniciava discussões sobre o uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem. Tema recorrente em eventos sobre educação, as metodologias ativas mostraram-se tão eficientes na construção de habilidades e conhecimentos que já estão sendo exigidas pelo MEC como pré-requisito para oferta de vários cursos.

Mas o que são metodologias ativas? Quem é aluno da Univates certamente já cursou alguma disciplina que utilizou essa abordagem. Todos os Centros estão estudando e aplicando em sala de aula esse conjunto de técnicas que, falando de forma resumida, tem o processo de aprendizado como centro do planejamento das aulas. O professor passa a assumir o papel de orientador, mediador da aprendizagem, dando apoio na construção dos conhecimentos e no desenvolvimento de habilidades dos estudantes. O estudante passa a ser ativo em seu aprendizado, adquirindo autonomia na pesquisa.

Segundo a professora do Centro de Gestão Organizacional Silvana Neumann Martins, assim como a discussão em relação ao professor da escola básica, o professor universitário também se vê diante do desafio de romper com o modelo de sala de aula tradicional e de organizar e operacionalizar sua própria prática docente focando-a no seu aluno. “Por isso, cada vez mais, procuram-se estratégias que permitam práticas de ensino nas quais o aprender seja constante e ininterrupto, mas, principalmente, que ocorra a efetiva participação do docente e do discente durante os processos de ensinar e de aprender. Pode-se dizer que as metodologias ativas de ensino e de aprendizagem se enquadram nessa perspectiva, uma vez que elas têm o potencial de despertar a curiosidade e de visualizar o aprender a partir da utilização de experiências reais ou simuladas, visando à solução, com sucesso, de diferentes desafios”, explica.

Conversas de sala de aula

Maria Eduarda Ferreira de Andrade
1º semestre do curso de Odontologia
“As metodologias ativas trazem um grande ganho para os alunos. Somos bombardeados com perguntas e precisamos buscar referencial para embasar as discussões em grupos. Com certeza dessa forma aprendemos muito mais. Mas o processo também exige muito dos alunos. É preciso muito estudo e pesquisa em casa e o trabalho em grupo nem sempre é tranquilo. Para as metodologias ativas funcionarem é preciso dedicação de todos os alunos, pois os que não se engajam na proposta acabam prejudicando os outros, já que a maioria dos trabalhos é em grupo”.

Alessandro Menna Alves
Professor do curso de Odontologia
“O primeiro contato que tive com as metodologias ativas foi quando fui convidado para lecionar na Univates. Tivemos um curso de formação que veio a atender as minhas ansiedades enquanto aluno. Durante a minha graduação e mesmo na pós-graduação, passei pelo processo 'professor fala - aluno escuta', que já não atende a esta geração de alunos conectada e multimídia. O conhecimento com as novas metodologias se dá pela discussão, pela troca. Uma das técnicas com a qual mais vejo resultado é lançar uma pergunta de aprendizagem e em grupos os alunos buscam e discutem o assunto. Depois, o debate é compartilhado no grande grupo, com a intervenção e mediação do professor. A ideia é transformar a sala de aula em um ambiente de leitura e estudo e aproximar a prática da teoria. Com as novas metodologias, os estudantes conseguem dar significado à aprendizagem, conectando a teoria com as práticas profissionais”.

Carmen Liane Sontag
Formanda do curso de Design de Moda
“A experiência que tive com a metodologia ativa foi em uma disciplina que seria totalmente teórica, mas fui surpreendida. Só pelo fato de fazer alguma atividade diferente do que ficar sentada na sua classe, olhando para o quadro e só as letras mudarem, nossa, a diferença é bem significativa, e o melhor, torna a aula produtiva. Nós, alunos, nos obrigamos a prestar atenção, a fazer parte do grupo de pesquisa, no qual os colegas motivam você e os outros participantes e todos fazem a atividade, pois se você não cooperar vai prejudicar todo o grupo. Aprovei a metodologia utilizada naquela disciplina e tenho certeza que meus colegas também. Além do mais, nos faz conversar e interagir com toda a sala de aula e compartilhar  nossos conhecimentos”.

Carlos Felipe Geib
Formando do curso de Redes de Computadores
“A principal vantagem da metodologia ativa é o fato de ela tornar o aluno protagonista na formação do seu conhecimento, uma vez que o torna o principal responsável por sua aprendizagem. Na metodologia tradicional o papel do professor é simplesmente repassar aos seus alunos aquilo que ele sabe, enquanto na metodologia ativa o estudante é provocado a buscar as respostas para seus questionamentos. Isso é bom, pois não deixa o aluno ficar acomodado, a menos que ele mesmo queira isso. O aprendizado, com essas metodologias, é maior e mais eficiente, pois cabe ao estudante buscar as informações desejadas”.

Texto: Elise Bozzetto

Esta matéria faz parte da edição de novembro do Jornal Univates. Confira aqui a edição completa.

Escolha uma formação

Graduação presencial