Acadêmicos realizam avaliação de atletas do Lajeadense

Por Artur Dullius

Postado em

Alunos e professores dos cursos de Fisioterapia e Educação Física da Univates realizaram, na manhã desta sexta-feira, dia 11, uma série de avaliações com o grupo de atletas do Clube Esportivo Lajeadense. As atividades ocorreram na Clínica-Escola de Fisioterapia e no Laboratório de Fisiologia da Instituição e contaram com a presença de um aluno diplomado do curso de Fisioterapia da Univates que atualmente trabalha no clube.

As avaliações fazem parte da pré-temporada da equipe e incluem testes físicos e de capacidade física. Conforme Eduardo Sehnem, coordenador das atividades, a parceria é benéfica para ambas as entidades. “O clube se beneficia com a possibilidade de utilizar a estrutura da Instituição e a Univates consegue proporcionar aos acadêmicos atividades práticas com atletas de alto nível”, comenta, lembrando que os recursos tecnológicos da Instituição são iguais ou melhores do que os disponibilizados nos clubes de elite do futebol brasileiro.

Três professores, dois funcionários e 13 alunos da Univates participaram das atividades. Segundo o coordenador, os acadêmicos estão em diferentes etapas dos cursos. “Os estudantes mostraram interesse espontâneo, então analisamos o andamento deles na graduação e fizemos a distribuição das atividades. Todos participaram de treinamento para que fosse possível realizar atendimento padronizado”, afirma Sehnem.

As atividades buscam dar subsídio para o clube planejar a pré-temporada, possibilitando a prescrição de atividades corretas, visando a tratar e a evitar lesões. Foram realizados testes para verificar performance física, potência de membro inferior, tipo de pisada, condições das articulações e dos ligamentos, força e medidas físicas. Durante a tarde, testes de resistência e de potência devem ser realizados no campo do Estádio Olímpico.

Texto: Artur Dullius

Escolha uma formação