Ginasta da Univates participa de Campeonato Mundial

Por Artur Dullius

Postado em

No último final de semana, a atleta da Univates Letícia Ezawa Eiko esteve com seu treinador, Marcos Minoru Otsuka, na Dinamarca, onde disputou o Campeonato Mundial de Ginástica de Trampolim. As atividades começaram na quinta-feira, dia 3, e seguiram até o domingo, dia 6, no Stadium Arena Fun, em Odense. A competição reuniu aproximadamente 830 ginastas oriundos de 40 países. A delegação brasileira contou com 28 atletas do país, sendo Letícia a única representante do Estado do Rio Grande do Sul.

A atleta da Univates, que completa 17 anos no mês de dezembro, competiu no aparelho trampolim individual, na categoria que envolve ginastas de 17 e 18 anos. Segundo o técnico Minoru, o desempenho da ginasta foi positivo. “Antes do campeonato eu falava que a Letícia tinha condições de ficar entre as 40 melhores. Ela competiu com outras 59 atletas e ficou em 37ª colocada. Isso mostra a evolução dela, pois no ano passado estava em uma categoria abaixo e foi a 44ª melhor colocada”, ressalta.

Letícia e Minoru embarcaram para o país europeu quatro dias antes do início da competição devido à necessidade de treinos de adaptação. Minoru salientou que os resultados obtidos pela jovem ginasta da Univates podem ser uma forma de incentivo para a formação de outros atletas. “Nossa ideia é proporcionar uma prática esportiva diferente para os alunos, pois a ginástica é muito importante tanto pela parte intelectual quanto pela responsabilidade que exige das crianças. Eles sabem que o resultado depende só deles, pois é uma competição individual, então não existe a possibilidade de contar com o auxílio de algum outro atleta”, garante.

O treinador ainda salientou o nível da competição. “A Letícia disputou com atletas que buscam vagas olímpicas e isso mostra a dificuldade do mundial. Essa foi a maior edição, que, além de ser mais difícil, contou com número recorde de participantes. Nós só conseguimos esses resultados devido ao trabalho de excelência feito na Instituição e à estrutura que é disponibilizada,” ressalta.

Texto: Artur Dullius

Escolha uma formação