Destaques da 18ª Olimpíada Matemática são premiados

Por Artur Dullius

Postado em

Na tarde dessa quarta-feira, dia 9, foi realizada a cerimônia de premiação da 18ª Olimpíada Matemática da Univates. Na ocasião, foram premiados os estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental a 3º ano do Ensino Médio. A cerimônia ocorreu no auditório do Prédio 7 da Instituição e contou com o prestígio de familiares, professores e representantes das escolas dos vencedores.

Em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Univates aplica os testes anualmente. Em seu pronunciamento, o coordenador da Olimpíada Matemática da Univates, professor Claus Haetinger, relembrou a trajetória do evento. “Já somos gente grande. Esta é a 18ª edição de um evento que começou com uma ou duas centenas de participantes e hoje contabiliza mais de 170 mil estudantes que por aqui passaram ao longo desses 18 anos”, destacou.

Neste ano, devido ao grande número de participantes e ao excelente desempenho de vários candidatos, a comissão organizadora da Olimpíada optou por selecionar as 15 melhores provas de cada série. Destas, as três melhores foram classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares e receberão medalhas. Em algumas séries houve empate em todos os critérios de avaliação das provas e, nestes casos, optou-se por premiar mais de uma dupla com medalha de ouro.

A competição ocorreu no dia 26 de agosto e atraiu cerca de 2 mil alunos dos ensinos Fundamental e Médio, vindos de 65 escolas pertencentes a 25 cidades do Vale do Taquari e municípios vizinhos. A prova foi realizada em duplas e contou com dez questões de natureza lógico-matemática, de acordo com o nível de escolaridade.

Os ganhadores podem ser conferidos aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5515, ou pelo e-mail omu@univates.br.

Texto: Artur Dullius

Escolha uma formação