Tarde de trocas culturais e artísticas

Por Artur Dullius

Postado em

Berimbau, pandeiro, violão e o canto de imigrantes e intercambistas embalaram o sábado à tarde na Univates. O primeiro Encontro Multicultural reuniu haitianos, colombianos e portugueses que vivem há algum tempo na região. A ação é do projeto de extensão Formação de Professores de Língua Portuguesa como Língua Adicional, que envolve estudantes do curso de Letras no ensino da Língua Portuguesa para haitianos.

As atividades iniciaram às 15h, quando, no espaço entre os Prédios 11 e 12, a roda de capoeira empolgou os haitianos, que também entraram no gingado. Logo após, a cultura alemã foi posta à mesa para degustação gastronômica. O tradicional cachorro-quente foi produzido com alimentos típicos alemães pelos integrantes do curso de Gastronomia da Univates.

Já às 16h, no auditório do Prédio 11, a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev) apresentou teatro natalino sobre o nascimento de Jesus. Apresentações de danças gauchescas, do coral haitiano e da banda Harmony Singers fecharam a tarde de atividades.

Daniel Zdeimanche está no país há um ano e cinco meses. O haitiano, que veio pela primeira vez à Univates, não se intimidou com o convite do professor Leandro da Rocha e entrou na ginga da capoeira. “Gostei de participar. Quando eu morava no Haiti, já tinha visto esse jogo pela TV. Lá a gente não tem isso, as danças são bem diferentes daqui,” comenta, lembrando que encontrava muitos brasileiros no seu país de origem.

Conforme Grasiela Bublitz, coordenadora do evento, o encontro fecha as atividades desenvolvidas pelos alunos do curso de Letras com os haitianos durante o ano de 2015. “A língua era um dos principais obstáculos enfrentados por eles para conseguirem se inserir no mercado de trabalho e na sociedade”, comenta.

As aulas iniciaram no mês de abril e ocorreram semanalmente no Colégio Castelo Branco, em Lajeado. No total, foram cerca de 60 alunos atendidos. Segundo a coordenadora do evento e do projeto de extensão, as práticas pedagógicas aconteciam a partir das demandas dos participantes. Os estudantes haitianos que concluíram o curso receberam certificado no final do evento. O projeto contou com cerca de dez voluntários e quatro diplomados do curso de Letras, quatro intercambistas colombianos e portugueses e uma estudante de Direito da Univates.

Texto: Artur Dullius

Escolha uma formação