Experimentos científicos integram a programação natalina

Por Ana Amélia Ritt

Postado em

O Espaço Arte do Prédio 8 também está no clima natalino da Univates. A exposição “O Natal também pode ser científico” vai além de símbolos comuns dessa época, como Papai Noel, sinos, anjos e árvores decoradas. Até o início de janeiro, quem passa pelo corredor poderá conferir explicações e interagir com experimentos que envolvem, por exemplo, produtos químicos, fungos e imagens microscópicas.

A organizadora da exposição, Tuane Eggers, explica que a ideia surgiu quando começou a pensar em atividades que pudessem complementar a programação natalina da Univates e que fugissem do senso comum sobre o Natal. “O que podemos aprender a partir de alguns dos símbolos? O que sabemos, por exemplo, sobre as árvores utilizadas nesse período como decoração? O objetivo desta mostra é abordar, justamente, a ciência que pode existir nesses elementos. Ir além das simbologias e mostrar também o que é realizado no cotidiano de um ambiente acadêmico como o da Univates”, comenta.

A partir de referências da internet, a exposição foi montada com a ajuda de professores e alunos, que desenvolveram os experimentos. “Lembrei do Museu de Ciências Naturais, dos fósseis, do Herbário... e fui atrás de quem poderia me ajudar na realização”, conta.

A exposição é aberta ao público e pode ser conferida de forma gratuita, sem necessidade de inscrição. Veja mais informações sobre a programação natalina no site www.univates.br/natalunivates.

Texto: Ana Amélia Ritt

Escolha uma formação