Fora da sala de aula, familiares conhecem o campus

Por Ana Amélia Ritt

Postado em

Rio Pardo, Bom Retiro, Santa Bárbara do Sul e Taquari são algumas das placas dos carros presentes na Univates na tarde deste domingo, dia 29. Dentro da sala, a pressão tomou conta dos candidatos, mas do lado de fora, o pessoal resolveu colocar a leitura de jornais e livros em dia e acompanhá-las com chimarrão. Quem esperava pelos futuros “bixos” também teve a oportunidade de participar do coquetel e de um tour guiado pelo campus.

Entre os pais que aguardavam, estavam Vanessa Pestchalker e Walter Bruckner. Eles são da Argentina e vieram há 13 anos para o Brasil, hoje moram em Teutônia. A filha, Melanie Sol Bruckner, está prestando vestibular para o curso de Design. A mãe conta que Melanie fez o vestibular da Univates no inverno deste ano como testeira e, agora, o resultado é definitivo. “Ela já tinha feito a prova para ver como era e não ficar nervosa. Isso ajuda muito para não chegar na prova e estar despreparada”, comenta. O casal conta que ficou impressionado com a estrutura e com o crescimento da Instituição. “Quando conheci a Univates, só tinha os prédios 1, 2 e 3, o resto era tudo mato”, afirma o pai. Bruckner lembra, também, que já havia vindo para a Univates para dar uma palestra sobre a Fisioterapia na Argentina. Sobre a estrutura, afirma: “Cresceu muito em pouco tempo, o espaço foi pensado para o futuro”.

Já Rebeca Pilatti, vestibulanda de Arquitetura e Urbanismo, veio acompanhada dos pais e da avó. Eles vieram de Garibaldi e acharam a Instituição muito bonita. “Estamos muito ansiosos, torcemos para que ela passe e venha para cá”, afirma a mãe, Vanderleia Rodrigues, que conheceu a Univates pela primeira vez.

Entre o espaço dos Prédios 11 e 12, estavam Mariele da Rosa e Joalise Gehn. Mariele, diplomada do curso Gestão em Recursos Humanos, esperava o namorado, que tentou uma vaga para o curso de Design. “Eu amo esse lugar. A gente vê as pessoas se movimentando, é muito bonito”, afirma. Já Joalise, de Montenegro, estava ansiosa pela irmã, Fabinah Gehm, que prestou vestibular para Publicidade e Propaganda. Pela primeira vez na Univates, afirma que achou a Instituição muito organizada e que gostou muito.

Tomando chimarrão no deck do laguinho, Vanessa Stormwski de Oliveira esperava o namorado com a família. “Ele quer Ciências Biológicas e estava muito nervoso. Enquanto a gente estava vindo, ele tentou dar uma estudada”, conta Vanessa, que veio de Roca Sales. “Nós estamos no sossego aqui, enquanto que ele está na pressão”, completa a mãe de Vanessa. Também acompanhadas do chimarrão, Alexandra Rache e Marlise Maria Leidens esperavam as filhas. Alexandra afirma que a filha Amanda Rache estava tranquila, mas que quando chegou na Instituição ficou mais nervosa.

De Rio Pardo, Lilian Rocha aguardava o namorado, José Carlos Machado, acompanhada do pai. Lilian diz que achou tudo muito bonito e organizado e, em relação à prova, comenta que Machado estava tranquilo. “Acho que ele vai ficar mais ansioso depois, na expectativa”, conta.

Texto: Ana Amélia Ritt

Escolha uma formação