Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Campeões da VIII Competição de Robótica são premiados

Por Artur Dullius

Postado em


Compartilhe

Na tarde desta segunda-feira, dia 16, foram premiados os vencedores da VIII Competição de Robótica da Univates. As disputas ocorreram no dia 23 de outubro, no Complexo Esportivo da Univates, durante o IX Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari e III Technology Day. Neste ano, participaram 18 alunos, divididos em nove equipes, vindos de quatro escolas da região do Vale do Taquari. Foram premiados estudante das escolas de Capitão, Lajeado e Progresso.

As competições ocorreram em outubro, mas os preparativos iniciaram antes. Desde maio, as equipes inscritas frequentavam os laboratórios da Univates para aperfeiçoar seus robôs. A atividade tem o objetivo de aproximar os alunos da Educação Básica da tecnologia, especificamente com as Engenharias da Computação e de Controle e Automação. São desenvolvidas atividades de cunho prático para aprimoramento do lado psicomotor, como também o raciocínio lógico durante a programação dos robôs.

Daniel Juchem e Tayan Tapper, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Saber, de Capitão, conquistaram o primeiro lugar na disputa do Sumô. Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental participaram pela primeira vez da competição. “A gente levou cerca de 3 dias para deixar pronto e tivemos dificuldades na hora de fazer a programação”, comentaram os alunos, afirmando que prendem participar do evento no ano que vem.

Já os estudantes do 2° ano do Ensino Médio do Colégio João Batista de Mello, Rômulo Marques e Vinícius Tapper ficaram campeões do Circuito. Os alunos já haviam participado das oficinas preparatórias em anos anteriores, mas esta foi a primeira vez nas competições. “A proximidade e a intimidade com o computador fez a gente se interessar pelo projeto. Foi difícil conseguir montar uma estratégia para juntar qualidade e velocidade. Tivemos que fazer vários testes até chegar ao desempenho esperado,” ressaltaram.

Segundo o coordenador do evento, professor Fabrício Pretto, a edição de 2015 foi muito produtiva. A participação de novas escolas e a inscrição de meninas no evento foram as novidades desse ano. “Tivemos escolas novas participando, sendo duas delas, Capitão e Progresso, distantes de Lajeado. Além disso, tivemos cinco participantes do sexo feminino. Normalmente, nas outras edições, apenas meninos se interessavam, por ser algo mais voltado a programar e montar. Isso nos surpreendeu,” afirmou.

Os premiados

1º Lugar Sumô: Daniel Felipe Juchem e Tayan Devitte Tapper - Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Saber - Capitão

2º Lugar Sumô: Gabriela Costa e Eduarda Keller - Escola São Francisco - Progresso

1º Lugar Circuito: Rômulo Marques e Vinícius Lermen Spohr - Colégio João Batista de Mello - Lajeado

2º Lugar Circuito: João Jardim Cezar Mariano e Lucas Henrique Fauri - Colégio João Batista de Mello - Lajeado

Texto: Artur Dullius

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.