Renato e seus Blue Caps trouxeram a Jovem Guarda para o Teatro da Univates

Por Nicole Morás

Postado em

Quem esteve no Teatro do Centro Cultural Univates vivenciou uma volta aos anos 60 nesta quinta-feira, 12, com Renato e seus Blue Caps e os hits que embalaram os anos 1960. A banda apresentou seu show comemorativo aos 50 anos da Jovem Guarda com músicas como Menina Linda, primeiro sucesso da banda, Gatinha Manhosa, Playboy e Sou Louco por Você. O público que curtiu a banda na sua juventude cantou junto com os músicos e aproveitou a tecnologia de smartphones para registrar o espetáculo, mostrando que música e diversão não têm idade.

A banda foi formada no bairro da Piedade (RJ), onde moravam os irmãos Barros e seus amigos, em 1959, local em que eles faziam dublagem de grupos e de cantores americanos de sucesso na época e se reuniam para festas. Foi assim que o grupo se apresentou pela primeira vez no programa “Hoje é Dia de Rock”, da Rádio Mayrink Veiga, com o nome de “Bacaninhas do Rock da Piedade”. Embora a apresentação não tenha sido exitosa, em 1960 Renato resolveu inscrever-se/inscrevê-los novamente para o mesmo programa. Dessa vez concorreria tocando e cantando ao vivo.

Jair de Taumaturgo, diretor do programa, não aceitou a inscrição com o nome “Bacaninhas do Rock da Piedade” e sugeriu um outro nome para a banda,“Renato e seus Blue Caps”. Com esse nome, o grupo se apresentou, ganhou o 1º lugar e, como prêmio, recebeu o convite para participar do programa do Chacrinha na TV Tupi. Durante o programa receberam a proposta para gravar um LP na gravadora Copacabana. Em 1964 assinaram contrato com a CBS e gravaram primeiro um compacto duplo e logo em seguida o LP “Viva a juventude”, que ficou entre os mais vendidos durante meses.

A banda já teve várias formações, mas atualmente é composta por Renato Barros, o idealizador e criador da banda, guitarrista, vocalista e compositor de vários hits da MPB com inúmeras regravações até os dias de hoje; Cid Chaves, no grupo desde 1964, e hoje um dos vocalistas; Darci Velasco, que está há 21 anos na banda como tecladista; Amadeu Signorelli, que permanece há 19 anos no grupo como baixista; e Gelsinho Morais, que foi o último a se juntar a essa nova formação, como baterista. O evento foi uma promoção da Univates e de Eroni Zinn Produções.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação