Aprender Experimentando envolve estudantes de Ensino Fundamental e Médio

Por Artur Dullius

Postado em

Teve início, na manhã desta quinta feira, dia 5, a 8º edição do Aprender Experimentando da Univates, que prossegue nesta sexta-feira, dia 6. Alunos dos Ensinos Fundamental e Médio puderam participar de atividades nas áreas de Química, Física e Matemática, ministradas por professores e alunos do curso de Ciências Exatas. Cerca de 250 estudantes de seis escolas do Vale do Taquari e Serra Gaúcha devem passar pelas oficinas, realizadas em salas do Prédio 8.

Experimentos como “Gerador de Van Der Graaf”, “Torre de Hanoi”, “Efeito Bailarina” e “Pasta de dente de elefante” são algumas das atividades que têm chamado a atenção dos visitantes. Segundo a coordenadora do evento, a professora Marli Quartieri, o objetivo é despertar o gosto pelas áreas das Ciências Exatas, proporcionando aos alunos conhecimento por meio de atividades interativas. “Aqui eles conseguem ver na prática, e de uma forma diferente, o que aprendem na sala de aula. A ideia é que os alunos tornem-se cientistas por alguns momentos”, explicou.

Uillian tem 17 anos e vem pela primeira vez conhecer as atividades do Aprender Experimentando. O aluno, que está no 2° ano do Ensino Médio do Colégio Monsenhor Scalabrini, de Encantado, já sabe qual faculdade vai cursar. Determinado a entrar na área de Educação Física, ele comenta ter gostado das atividades. “Eu gostei do movimento da roda, pois ela trabalha força e equilíbrio”, destacou.

Julia Demicheli e Vitória Vian também estudam na escola de Encantado. As alunas comentaram que já participaram de atividade similares. “A cada dois anos fazem atividades parecidas na nossa escola, onde também apresentam alguns experimentos, e isso é bacana”, ressaltaram. Julia gostou das atividades lógicas de matemática, enquanto Vitória achou interessante os experimentos de Química, mas as duas afirmaram que não pretendem seguir para a área das Exatas.

O evento segue com a programação nesta sexta-feira, dia 6. As atividades ocorrem das 8h30min às 11h30min, nas salas 300, 304, 313, 321 do Prédio 8 da Univates. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5551.

Texto: Artur Dullius

Escolha uma formação