Sistemas Ambientais Sustentáveis é novo mestrado oferecido pela Univates

Por Tuane Eggers

Postado em

O mês de novembro iniciou com uma ótima notícia para a Univates: a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a implantação do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS). O mestrado profissional com caráter interdisciplinar será coordenado pelo professor doutor Noeli Juarez Ferla e deve iniciar entre março e abril de 2016.

O PPG conta com duas áreas de concentração - “Sustentabilidade da cadeia produtiva” e “Tutela jurídica ambiental” - e quatro linhas de pesquisa - “Bases ecológicas para o licenciamento ambiental”, “Eficiência produtiva na agroindústria”, “Legislação para empreendimentos agroindustriais” e “Sistemas produtivos agroindustriais avançados”.

O objetivo geral é formar profissionais qualificados capazes de gerar, disseminar e aplicar o conhecimento científico, tecnológico e legal voltado ao sistema agroalimentar de alimentos, subsidiando uma visão integrada das perspectivas socioambientais e econômicas na produção agroindustrial familiar, e aos processos de licenciamento de empreendimentos, sustentabilidade produtiva e tratamento adequado dos resíduos.

Conforme o professor Ferla, a proposta do PPGSAS foi construída com base em questões que possam auxiliar a região do Vale do Taquari, tanto no campo da legislação ambiental, quanto na capacitação de profissionais ligados à área ambiental com conhecimentos relacionados a organismos vivos, à biologia e à ecologia, no estudo de campos como a zoologia, a botânica e a microbiologia.

“Queremos unir as duas áreas e formar tanto pessoas que tenham conhecimento no âmbito ambiental quanto no âmbito jurídico. Pretendemos formar profissionais que possam se movimentar dentro dessa grande área. Nesse sentido, é importante a questão de que a academia pode ajudar a encontrar soluções para produzir de forma mais limpa e sustentável”, explica.

De acordo com o professor, existe uma carência muito grande de ligação entre a academia e o sistema produtivo. Essa conexão deve ser criteriosa, baseada no repasse do conhecimento científico que possa ser aplicado na prática ambiental. “Outro foco é trabalhar com produtores que produzem de forma diferenciada como, por exemplo, com tecnologias limpas ou controle biológico, mas que não sabem como alcançar o mercado consumidor destes produtos, pois são consumidores diferenciados Este programa possibilitará realizar estudos de caso, testando mecanismos que possam auxiliar nesse sentido”, completa.

Serão oferecidas 15 vagas para profissionais formados em diversas áreas que tenham interesse nas linhas de pesquisa. A duração do curso é de dois anos e as atividades devem ocorrer nos prédios do Tecnovates. O cronograma de inscrições será divulgado em breve. Detalhes podem ser conferidos na Secretaria de Pós-Graduação, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5354.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação