Documentário produzido em projeto de extensão será apresentado no dia 9

Por Nicole Morás

Postado em

Para resgatar a memória da comunidade idosa de Palmas, no interior de Arroio do Meio, e abordar a relação dela com o lugar, a Juventude Unida para Servir (Jups) produziu o documentário “Palmas, meu lugar” por meio do projeto de extensão Comunicação, Educação Ambiental e Interfaces (Ceami). O material audiovisual apresenta as percepções da comunidade em relação às transformações ocorridas ao longo do tempo naquele espaço com enfoque em temas como a natureza, festas e atividades culturais, economia, ações comunitárias e relações sociais. O documentário, de caráter antropológico, será apresentado na próxima segunda-feira, dia9, às 19h20min, no auditório do Prédio 11.

De acordo com a coordenadora do projeto de extensão, doutora Jane Mazzarino, os depoimentos de 32 participantes foram coletados por 22 jovens que integram o Jups. “Essa produção é um exemplo de que pessoas não especializadas podem contar suas próprias histórias, assumindo protagonismo social”, destaca ela.

Além da exibição do documentário, haverá roda de conversa com os envolvidos no projeto. O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral, sem necessidade de inscrição – interessados em obter certificado devem se inscrever em www.univates.br/inscricoes/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5462.

Sobre o documentário

O documentário tem duração de 40 minutos e trilha sonora com a música “Meu lugar”, do encantadense Marcelo Daudt Polid. A edição é de Marcus Staudt, Juliano Mazziero e Jane Mazzarino. A estreia ocorreu na Igreja da própria comunidade, em um evento realizado em agosto, para cerca de 280 pessoas.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação