Evento debate mudanças no Código Florestal e a relação com a crise hídrica

Por Artur Dullius

Postado em

Acadêmicos da Univates, comunidade e demais interessados podem participar do vídeodebate “A lei da Água: Novo Código florestal”, que ocorre na próxima terça-feira, dia 03 de novembro, a partir das 19h30min, no auditório do Prédio 7 da Univates. O documentário explica a relação entre o novo Código Florestal e a crise hídrica brasileira.

A atividade consiste na exibição do documentário “A Lei da Água: Novo Código Florestal”, com direção de André D'Elia, e posterior debate acerca dos rumos tomados pela legislação florestal brasileira. O debate abordará a proteção da água após a publicação do novo código florestal e será coordenador pelo doutor em Ecologia e Recursos Naturais, Paulo Black, que é coordenador geral do Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais – INGA.

As inscrições não têm custo e podem ser feitas pelo site www.univates.br/inscricoes/eventos. A atividade é promovida pelos Cursos de Direito e Engenharia Ambiental, Projetos de extensão Observatório de Direitos Humanos e Comunicação para Educação Ambiental e ONG Ecobé. Mais informações por meio do telefone (51) 3714-7000, ramal 5541.

Sobre o documentário
O filme mostra a importância das florestas para a conservação dos recursos hídricos no Brasil, e problematiza o impacto do novo Código Florestal, aprovado pelo  Congresso em 2012, nesse ecossistema e na vida dos brasileiros. A qualidade e a quantidade de água disponível está diretamente relacionada à legislação ambiental, um conjunto de normas que define, entre outros pontos, quais áreas de uma propriedade rural devem ser mantidas com a vegetação nativa, cultivadas ou restauradas.

As opiniões diversas e os exemplos práticos reforçam o tema central do documentário: a relação delicada entre a preservação das florestas, a produção de alimentos e a saúde dos nossos recursos hídricos. O documentário foi exibido em todo o Brasil de forma colaborativa e participativa junto à sociedade.

Texto: Artur Dullius

Escolha uma formação