Mamma mia – Cursos de Gastronomia impulsionam negócios

Por Ana Amélia Ritt

Postado em

Quanto um curso pode mudar a sua vida? Além de acrescentar na rede de contatos e na experiência pessoal, que mudanças ele pode promover na sua carreira profissional?

Com curta duração, os cursos de Educação Continuada com base gastronômica possuem turmas de até 20 alunos e já receberam quase quatro mil inscrições desde 2004. Conforme a responsável pelos cursos de Educação Continuada nessa área, Amanda Johann, são identificados dois tipos de estudantes inseridos nessas turmas: aquele que faz o curso por hobby, terapia ou lazer; e o que participa para acrescentar na experiência profissional.

Claudiomiro Jose Feistel faz parte do segundo grupo de alunos. Feistel realizou o curso de Gastronomia Gaúcha no final de 2009 e o de Pizzas e Calzones em 2011. Hoje ele é proprietário da Rucula's Pizzaria, que funciona há três anos em Canoas, Rio Grande do Sul. “Eu trabalhava em outra área e resolvi fazer o curso para iniciar meu próprio negócio. As aulas que tive na Univates foram fundamentais, pois tudo o que aprendi é o que estou pondo em prática hoje. Esse foi o primeiro passo para a minha caminhada. Foi difícil no começo, mas hoje posso dizer que as pizzas e os calzones que aprendi a fazer são um sucesso”, explica.

Estudantes das mais diversas áreas buscam ampliar sua experiência com esses cursos. Carli Isabel Schneider Huebner formou-se em Administração de Empresas em 2010. No início deste ano, ela fez um curso de preparação de ovos de chocolate e, em agosto, Carli participou do Curso Confeitaria Módulo I. Os cursos foram complementares ao Chocohubs, um empreendimento que vende trufas, panetones trufados, tortas, doces e salgados e funciona em Poço das Antas, Rio Grande do Sul, desde setembro de 2014. “Sempre tive vontade de ter meu próprio negócio. Tive outros que não deram muito certo. Os cursos melhoraram e diversificaram os produtos. Fizeram com que pudéssemos agregar valor aos produtos, inovar. Estamos indo muito bem”, comenta Carli.

A professora Ardêmia Thomas enfatiza que as atividades de curta duração são voltadas a técnicas específicas, conforme o curso. “Ensinamos as técnicas de cortes, fundos e cocção. É um suporte que o aluno busca para se lançar no mercado”, afirma ela, acrescentando a importância de o aluno buscar informações de equipamentos, preços e fornecedores antes de abrir o próprio negócio.

Os diplomados em Administração de Empresas João Gabriel de Borba e Tais Daniela Schmidt também fizeram o curso de Pizzas. Hoje são proprietários da Tutti's Pizza Delivery, que está há quase um ano e meio no mercado. “O curso nos deu uma boa base para iniciarmos, pois a professora tem uma boa bagagem no ramo da área de culinária. Já na parte burocrática/administrativa, tínhamos uma bagagem, pois sempre trabalhamos em empresas de renome e em cargos de liderança”, explica.

Os cursos de educação continuada são oferecidos com 10% de desconto para estudantes e diplomados dos cursos de graduação e sequencial, além dos alunos dos cursos técnicos e de pós-graduação da Univates. O valor dos cursos contempla os ingredientes utilizados, um avental e uma apostila com as receitas do curso, que são elaboradas especialmente para as aulas.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5336, ou pelo e-mail gastronomia@univates.br.

Curso de Educação Continuada x Ensino Superior

Além dos cursos do Núcleo de Educação Continuada, a Univates tem ainda um curso de nível superior na área: o curso de Tecnologia em Gastronomia, com carga horária de 1.780 horas e duração mínima de dois anos e meio. A formação é dividida em dois núcleos, dando a possibilidade ao estudante de, ao concluir o primeiro núcleo, ter o certificado de Chef Júnior. Ao concluir os dois núcleos, o aluno recebe diploma de graduação em curso Superior de Tecnologia em Gastronomia. Saiba mais com as explicações da coordenadora do curso, professora Adriana Bitello.

O curso de Gastronomia envolve questões ligadas à parte administrativa de empreendimentos gastronômicos também?
Sim, durante o curso de Tecnologia em Gastronomia o aluno tem a possibilidade de cursar disciplinas referentes à gestão de restaurantes, englobando conteúdos de gestão financeira, gestão de pessoas, planos de negócios, além de disciplinas de empreendedorismo e marketing, possibilitando ao estudante uma visão empreendedora e incentivando-o a gerir seu próprio negócio.

Qual seria a diferença entre o interessado em abrir um negócio próprio realizar um curso de educação continuada ou um de graduação?
Quem procura a graduação quer muito mais do que um aperfeiçoamento ou conhecimento em determinado tópico. O aluno de Gastronomia quer dominar todas as técnicas gastronômicas, quer aprender a história, a cultura dos povos. Em relação aos alimentos e à gastronomia, ele quer muito mais do que uma profissão ou um título. Muitos estudantes chegam no curso com a meta traçada de ser um empreendedor na área ou de ser um grande cozinheiro ou chef em nível internacional, e para isso é preciso um curso em que se possa aliar práticas da gastronomia com a ciência.
O aluno que faz um curso de educação continuada tem interesse em atingir ao objetivo imediato de aprender algo pontual, seja para melhorar seu desempenho como profissional ou para iniciar alguma atividade de forma autônoma.

Texto: Ana Amélia Ritt

Escolha uma formação