Olimpíada de Informática reúne cerca de cem estudantes

Por Ana Amélia Ritt

Postado em

Na manhã desta quinta-feira, 22, aproximadamente cem estudantes de Ensino Médio e Fundamental participaram da 7ª edição da Olimpíada de Informática da Univates (Olinfu). Por meio de desafios, a atividade verificou conhecimentos sobre a lógica de programação dos estudantes.

A coordenadora da Olinfu, Maria Claudete Schorr Wildner, explica que, durante o ano, são realizadas oficinas de programação nas escolas para que os estudantes adquiram conhecimento básico. “Percebemos os alunos mais motivados a cada anos, eles gostam e querem se inscrever. Além disso, durante o ano eles se preparam para a competição. As escolas, por exemplo, realizam testes de programação e os estudantes que se saírem melhor participam da Olimpíada”, completa.

Estudantes de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica, que frequentam a disciplina “Computação Científica”, atuaram como monitores da prova. A competição envolve três níveis: Ensino Médio, Ensino Fundamental Nível 1 (6º e º anos) e Ensino Fundamental Nível 2 (8º e 9º ano). Os estudantes que obtiverem as melhores colocações em cada um deles serão premiados.

A competição é regida por normas e características das Olimpíadas de Informática de maior âmbito. Isso permite que os alunos premiados na competição da Univates possam pontuar para participarem também de outras competições, como por exemplo a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e a International Olympiad in Informatics (IOI).

Mais informações podem ser conferidas no site www.univates.br/olinfu.

Texto: Ana Amélia Ritt

Escolha uma formação