Univates recebe diploma de honra ao mérito agrarista

Por Tuane Eggers

Postado em

Na noite desta quarta-feira, dia 21, a Univates deu início, em conjunto com a União Brasileira dos Agraristas Universitários (Ubau), ao II Simpósio Agrarista – Repensando o Agro no Vale do Taquari – RS. A programação integra o 9º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC) e prossegue nesta quinta-feira, dia 22.

Na abertura do evento, o presidente da Ubau, Darcy Walmor Zibetti, e o representante da Comissão Científica da Ubau, Wellington Pacheco Barros, entregaram à Univates, representada pelo diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, professor Mouriac Halen Diemer, e ao organizador do Simpósio na Instituição, professor Rafael Rodrigo Eckhardt, um diploma de honra ao mérito agrarista, como reconhecimento aos relevantes serviços prestados aos agraristas e, especialmente, pela parceria na realização do evento.

Além disso, Pacheco Barros aproveitou a ocasião para doar dez exemplares de seu livro “Das dimensões jurídicas da água” para a Biblioteca da Univates. Na ocasião, ele comentou que a obra é voltada tanto aos estudantes da área do Direito como também da área ambiental. O livro é uma atualização de “A água na visão do Direito”, lançado em 2005, pelo Centro de Estudos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, quando o autor ainda era Desembargador.

No primeiro dia da programação, as discussões tiveram como foco o direito agrário, o meio ambiente e a produção rural. Os painelistas Darcy Walmor Zibetti e Wellington Pacheco Barros, da Ubau, falaram sobre o Direito Agrário no Brasil e sobre a atividade agroindustrial e a qualidade das águas. Já o tema proteção jurídica dos produtos sustentáveis foi abordado por Kelly Lissandra Brusch, da Ufrgs, enquanto as boas práticas de produção agropecuária foram explicadas pelo gerente regional da Emater/RS – ASCAR, Marcelo Brandoli.

Para esta quinta-feira, dia 22, a programação envolve dois paineis, focados no aproveitamento econômico dos resíduos agroindustriais e em experiências práticas envolvendo o assunto. Estão programados cinco apresentações sobre o tema, ministrados por representantes da Ubau, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), da Cooperativa Languiru e da CIBiogás-ER.

Para o turno da tarde, a partir das 13h30min, está programada uma visita técnica à Usina de Compostagem e Produção de Biogás da Unidade de Produção de Leitões da Cooperativa Languiru. A saída será em frente ao Prédio 11. Em caso de mau tempo, a atividade será cancelada.

Detalhes sobre o evento podem ser conferidos no site www.univates.br/cctec/simposioagrarista. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cctec@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação