Segurança e paz no mundo em discussão

Por Tuane Eggers

Postado em

Discutir as principais questões envolvendo a segurança e a paz no mundo também pode ser uma atividade de estudantes de Ensino Médio. É o caso das turmas de 3º ano do Colégio Madre Bárbara, de Lajeado, que realizaram a IV Simulação da Conferência do Conselho de Segurança das Nações Unidas – ONU na tarde desta segunda-feira, dia 19, na Univates. Esta é a segunda vez consecutiva que a Instituição recebe o evento, por meio de parceria estabelecida entre o Colégio e o curso de Relações Internacionais.

Durante a Conferência, os estudantes devem defender seus países com dados e argumentações concretas baseadas em estudos sobre notícias dos últimos 15 dias. Neste ano, 15 países foram representados, sendo cinco permanentes com direito a veto – Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Rússia – e dez rotativos – Venezuela, Chade, Lituânia, Angola, Malásia, Nigéria, Nova Zelândia, Espanha, Jordânia e Chile. Os temas debatidos no evento foram os refugiados na Europa, a Síria, o Grupo Isis, a crise da Grécia, da Ucrânia e da Rússia, além da Nigéria e seu grupo terrorista.

Conforme a professora de Geografia e organizadora da atividade no Colégio Madre Bárbara, Elisabete Penz Beuren, ter essa parceria com a Univates é um reconhecimento do trabalho desenvolvido, pois a Instituição viu a atividade como algo positivo. “Incentivamos o interesse dos alunos por temas da atualidade, pois queremos que eles se tornem cidadãos ativos na sociedade. É uma atividade diferenciada que nós apenas mediamos, já que os estudantes devem se posicionar como países, abstraindo suas opiniões pessoais”, explica.

A coordenadora do curso de Relações Internacionais da Univates, professora Fernanda Wiebusch Sindelar, conta que os estudantes se envolvem com temas comuns a todos. “Um exemplo disso são as migrações, pois mesmo aqui no Brasil poderíamos estar nos envolvendo mais com isso. Inclusive, neste ano o Brasil também será tema de debate, com a sua violência crescente, corrupção e impunidade. Percebemos que em outros locais do mundo o Brasil está em pauta e é interessante trazer a discussão para o evento também”, ressalta.

A atividade contou com o auxílio da estudante Tamara Sopelsa, do curso de Relações Internacionais, que é ex-aluna do Colégio Madre Bárbara e ex-bolsista do projeto de extensão vinculado ao evento. Neste ano, ela atuou como voluntária e auxiliou nas discussões prévias, abordando a Grécia e a Síria em uma atividade no Colégio. O evento também contou com a presença da vice-diretora do Colégio, Justine Thomas.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação