Semana Acadêmica da Medicina inicia com painel

Por Ana Amélia Ritt / Nicole Morás

Postado em

Na manhã desta segunda-feira, 19, o pós-doutor Robert Janett deu início à 1ª Semana Acadêmica da Medicina do Vale do Taquari. O primeiro debate entre os estudantes e o palestrante foi mantido por meio de situações-problema com o tema “As mudanças demográficas do Brasil, as taxas crescentes de doenças crônicas, e os custos crescentes da assistência médica”. Casos ligados à saúde pública do Brasil foram expostos pelos acadêmicos e, com o professor, houve reflexão. Para Janett, há um modelo ideal de saúde, que deveria ter simultaneamente três objetivos: a melhora na gestão de saúde da população (referindo-se à saúde pública), a satisfação do paciente (usuários do serviço) e a diminuição dos custos.

Às 13h30min desta segunda-feira, Robert Janett seguiu a conversa com estudantes com o tema: "Perspectivas internacionais sobre a gestão de doenças crônicas", no auditório do Prédio 7. Após a atividade, o Diretório Acadêmico do curso de Medicina organiza atividades esportivas no Estádio Olímpico da Instituição.

Na terça-feira, dia 20, às 9h, o pós-doutor americano participa de roda de conversa com alunos e professores, seguida de mesa-redonda, das 10h às 12h, com as professoras doutoras Adriane Pozzobon, Cássia Regina Gotler Medeiros e Ioná Carreno, além da mestra e gerente da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais, Viviane Bischoff, sobre “Pesquisa, extensão e intercâmbios: possibilidades para a Medicina”. À tarde, um seminário de integração do curso de Medicina com os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) faz parte da programação da semana acadêmica, abordando o trabalho na clínica com equipes multidisciplinares e o cuidado centrado no paciente, também com participação de Janett.

Na quarta-feira, dia 21, pela manhã, o médico norte-americano conversa com estudantes do curso sobre cuidados geriátricos no Cambridge Health Alliance e sobre lições de antropologia social na medicina voltada à comunicação com o paciente. No turno da tarde, a programação será composta por oficinas.

A semana acadêmica terá ainda programação sobre a formação médica e panorama dos cursos de Medicina no Brasil, com a professora doutora Magali Grave e com João Batista Pozzato Rodrigues, na quinta-feira, dia 22, no turno da tarde. Na sexta-feira, dia 23, haverá palestra sobre as principais bases de dados e de e-books da área da saúde e apresentação de pôsteres de alunos de Medicina.

Texto: Ana Amélia Ritt / Nicole Morás

Escolha uma formação