Pesquisador de Harvard participa da 1ª Semana Acadêmica da Medicina do VT

Por Nicole Morás

Postado em

A Univates realiza, a partir da próxima segunda-feira, dia 19, a 1ª Semana Acadêmica da Medicina do Vale do Taquari, que objetiva problematizar o cuidado nas condições de saúde e ambiente, possibilitando a integração entre os diversos campos da medicina. A programação terá início com o painel “As mudanças demográficas do Brasil, as taxas crescentes de doenças crônicas, e os custos crescentes da assistência médica”, com o doutor norte-americano Robert S. Janett, às 10h. Às 13h30min, ele profere a palestra "Perspectivas internacionais sobre a gestão de doenças crônicas", no auditório do Prédio 7. Janett é professor na escola médica de Harvard, a mais antiga instituição de Ensino Superior dos Estados Unidos. Após a atividade, o Diretório Acadêmico do curso de Medicina organiza atividades esportivas no Estádio Olímpico da Instituição.

Na terça-feira, dia 20, às 9h, o pós-doutor americano participa de roda de conversa com alunos e professores, seguida de mesa-redonda, das 10h às 12h, com as professoras doutoras Adriane Pozzobon, Cássia Regina Gotler Medeiros e Ioná Carreno, além da mestra e gerente da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais, Viviane Bischoff, sobre “Pesquisa, extensão e intercâmbios: possibilidades para a Medicina”. À tarde, um seminário de integração do curso de Medicina com os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) faz parte da a programação da semana acadêmica, abordando o trabalho na clínica com equipes multidisciplinares e o cuidado centrado no paciente, também com participação de Janett.

Na quarta-feira, dia 21, pela manhã, o médico norte-americano conversa com estudantes do curso sobre cuidados geriátricos no Cambridge Health Alliance e sobre lições de antropologia social na medicina voltadas à comunicação com o paciente. No turno da tarde, a programação será composta por oficinas.

A semana acadêmica terá ainda evento sobre a formação médica e panorama dos cursos de Medicina no Brasil, com a professora doutora Magali Grave e com João Batista Pozzato Rodrigues, na quinta-feira, dia 22, no turno da tarde. Na sexta-feira, dia 23, haverá palestra sobre as principais bases de dados e de e-books da área da saúde e apresentação de pôsteres de alunos de Medicina.

A 1ª Semana Acadêmica da Medicina do Vale do Taquari também objetiva a troca de experiências e conhecimentos técnicos entre os participantes e tem o intuito de fortalecer a formação dos estudantes com olhar voltado aos princípios e diretrizes do SUS. As inscrições podem ser realizadas em www.univates.br/inscricoes/eventos/. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5589.

Saiba mais
O pós-doutor Robert S. Janett é professor assistente da Escola Médica de Harvard, que funciona no Hospital Cambridge. Ele também tem vínculo na área de Medicina da Família na Alpert Escola de Medicina da Universidade de Brown e com diversas instituições da área da saúde nos Estados Unidos. Na Univates, ele participa da 1a Semana Acadêmica da Medicina do Vale do Taquari e conversa com professores dos cursos da área da saúde.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação