Estudantes apresentam trabalhos em evento internacional

Por Tuane Eggers

Postado em

Três estudantes da Univates participaram do IV Congresso Internacional Del Conocimiento, realizado entre os dias 9 e 12 de outubro, na Universidade de Santiago do Chile. As alunas Fabiane Prestes e Janaíne Trombini, do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento, e a estudante e bolsista Marina Invernizzi, do curso de História, apresentaram trabalhos orientados pelo professor doutor Luís Fernando Laroque.

Neste ano, o evento teve como temas centrais a ciência, a tecnologia e a cultura. A atividade contou com mais de 70 simpósios temáticos, além de palestras sobre América Latina, Região Amazônica, Sustentabilidade e Questões Internacionais.

O estudo da doutoranda Fabiane, intitulado “Direito ao desenvolvimento: um olhar a partir dos saberes tradicionais do povo indígena Kaingang no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul/Brasil”, é vinculado a sua tese e aos projetos de pesquisa “Sociedades Indígenas Kaingang em territórios da bacia hidrográfica Taquari-Antas, Rio Grande do Sul/Brasil” e “Arqueologia, História Ambiental e Etno-história do RS”, coordenados, respectivamente, pelos professores doutores Luís Fernando Laroque e Neli Galarce Machado. O trabalho foi apresentado no Simpósio no 57 - Patrimonio Cultural y Pueblos Indígenas: diálogos, prácticas y representaciones sociales en América Latina contemporânea.

O trabalho da mestranda Janaíne, intitulado “Produtores rurais descendentes de italianos na região doVale do Taquari, Rio Grande do Sul/Brasil”, é vinculado à sua dissertação e ao projeto de pesquisa “Desenvolvimento econômico e sociocultural da região do Vale do Taquari”, coordenado pela professora doutora Júlia Elisabete Barden. O estudo foi apresentado no Simpósio no 38 - Estudios Rurales en América Latina: pensando la ruralidad actual y sus proyecciones desde diferentes campos disciplinarios.

Já o estudo de Marina, intitulado “Indígenas Kaingang na região do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, Brasil”, é vinculado ao projeto de extensão “História e Cultura Kaingang em territórios da bacia hidrográfica Taquari-Antas”, coordenado pelo professor Luís Fernando Laroque. O trabalho foi apresentado no Simpósio no 22 Território, modo de vida e patrimônio cultural: como (re)pensar as sociedades tradicionais.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação