Inovates implementa laboratório ambiental

Por Tuane Eggers

Postado em

Por meio de um projeto contemplado em edital da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, a Incubadora Tecnológica da Univates – Inovates está implementando um laboratório ambiental para dar suporte às empresas que queiram testar novas formas de tratamento de resíduos e efluentes. A proposta contemplada envolve a montagem do laboratório e atividades de capacitação sobre o tema.

Entre elas está o I Workshop Tecnovates de Difusão de Tecnologias Ambientalmente Sustentáveis, que ocorre entre os dias 20 e 23 de outubro e recebe inscrições de todos os interessados. Na ocasião, serão trabalhadas técnicas de tratamento e caracterização de resíduos em diferentes áreas, como geração de biogás, sistema de ultrafiltração, vermicompostagem e análise de fertilizantes. A atividade é gratuita e os interessados devem efetuar sua inscrição pelo site www.univates.br/inscricoes/eventos.

Outras iniciativas no âmbito das capacitações são as oficinas programadas para os meses de novembro e dezembro. Uma delas abordará efluentes gerados pela indústria alimentícia, sendo voltada para as empresas incubadas e aberta ao público interessado. Já a segunda atividade será específica para as equipes das incubadas, em forma de treinamento sobre como realizar o tratamento correto de seus resíduos.

Conforme a coordenadora científica do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates, professora Simone Stülp, o laboratório também está aplicando tratamentos de efluentes em resíduos produzidos pelas empresas incubadas. Foi realizado levantamento dos tipos de resíduos e, em seguida, eles foram separados e encaminhados para o laboratório. Agora, a etapa é de caracterização físico-química dos elementos. No entanto, já foram elencados os tratamentos mais adequados e, no momento, a equipe do laboratório trabalha na etapa piloto para testá-los.

De acordo com Simone, o desenvolvimento do projeto tem como uma das metas trabalhar com as incubadas não apenas a gestão do negócio, mas também pensar nas questões tecnológica e sustentável, no sentido de unir o quesito econômico com o social e ambiental, buscando alcançar a sustentabilidade. “Esse projeto possibilita a aproximação das incubadas com as novas possibilidades de tratamentos de seus efluentes, além de proporcionar uma estrutura em que as empresas possam tratar seus resíduos”, explica.

O coordenador da Inovates e também do projeto, professor Rogério Kober, comenta que, com o resultado previsto, acredita-se que as empresas incubadas possam ter um diferencial significativo no mercado em que atuam. “Por consequência, elas têm maiores probabilidades de manter-se no mercado, gerando emprego e renda e agregando tecnologia aos processos, produtos e serviços, contribuindo para o desenvolvimento da região e do Estado”, ressalta.

Segundo o professor, atualmente, os processos de análise e tratamento de efluentes dificilmente são testados antes de serem implantados, gerando perda de tempo e aumento de custos para as empresas. “Com a instalação desses equipamentos será possível analisar, monitorar e detectar possíveis erros de processos e a sua correta resolução, possibilitando o tratamento ideal dos efluentes e de resíduos gerados no processo”, complementa Kober.

O laboratório já está aberto para empresas externas que tiverem interesse em utilizá-lo. O contato deve ser feito com a administração da Inovates, pelo e-mail inovates@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação