Univates realiza ações de internacionalização na Europa

Por Nicole Morás

Postado em

A inserção da Univates no cenário internacional é hoje um dos pilares estratégicos da Instituição. Pensando nisso, a Univates participou, recentemente, de uma missão pela Europa, sendo representada pela gerente da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII), Viviane Bischoff. Além de visitar universidades parceiras, Viviane participou da feira anual da Associação Europeia de Educação Internacional (EAIE), realizada em Glasgow, na Escócia, de 15 a 18 de setembro.

O evento reuniu mais de cinco mil pessoas, de 90 países, e contou com a participação de nomes importantes, como a advogada de direitos humanos, a baronesa Helena Kennedy QC. Ela é natural da cidade que sediou o evento e proferiu a conferência de abertura, na qual destacou a importância do acesso à educação. “O direito a aprender, a saber, de sentir empatia por meio da educação nunca deve ser privilégio de poucos”, sentenciou ela. Além das conferências, foram realizados workshops, sessões de diálogos e eventos de relacionamento.

Para Viviane, foi importante a Univates participar do evento para o encontro com instituições já parceiras e para a abertura de novas possibilidades de intercâmbio de alunos e professores e para a área da pesquisa. Como resultado, a gerente da AAII cita contatos para a realização de convênios com instituições da Hungria, Estados Unidos, China, Macau, Rússia e África do Sul. “O objetivo foi encontrar parceiros principalmente nos Brics – um grupo político de cooperação que envolve Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul”, explica ela.

Durante a missão à Europa, Viviane também conheceu a Universidade de Mondragon, na Espanha. A região em que a instituição se localiza é conhecida mundialmente por ser berço de diversas cooperativas e de atitudes empreendedoras. “A ideia foi conhecer o curso de inovação e liderança, que é reconhecido por ter um currículo internacional de seis semanas com atividades em países como Estados Unidos, Finlândia, China e Índia”, explica ela. A partir dessa vivência, o objetivo é aprimorar técnicas do Centro de Gestão Organizacional da Univates, uma vez que o empreendedorismo é uma área fomentada pela Instituição e amparada em projetos como o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates).

Medicina
Apesar de estar nos primeiros semestres de atividades, o curso de Medicina já planeja oportunidades de internacionalização para seus estudantes e docentes. Pensando nisso, a gerente da AAII e o coordenador do curso, professor Luiz Fernando Kehl, visitaram a Universität de Tübingen, na Alemanha; a Universidade do Porto, em Portugal; e a Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Viviane destaca que essas instituições são referência em seus países na área da saúde e já são parceiras da Univates.

“Mesmo o curso estando em seu  início e estruturando-se para poder iniciar as ações de mobilidade, buscamos uma aproximação para o futuro com vistas a nos prepararmos para quando for viável”, afirma ela. Viviane acrescenta que, pelo curso ser organizado em módulos, a tendência é que o intercâmbio ocorra na etapa final e seja voltado a atividades práticas. “Da mesma forma, o sistema de saúde brasileiro desperta muito interesse nos estrangeiros, o que motivará a vinda de estudantes do exterior para a Univates”, conclui ela.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação