Núcleo de Cultura apresenta novas exposições

Por Nicole Morás

Postado em

Não só a primavera colore o câmpus, como também novas exposições nos Espaços Artes da Univates dão um toque de cor à Instituição. Um exemplo é a Mostra Artístico Literária – Poiéticas Permeáveis, no Espaço Arte 11 até o próximo dia 28, que combina modelagem em Bárbies realizadas pelas alunas de Design de Moda Univates com textos de literatura de cordel oriundos do Nordeste e outros produzidos por alunos da educação básica no projeto de estágio de literatura de turmas de Letras.

O projeto Poiéticas Permeáveis também aproveita os Espaços Arte 7 e 8 para exposição de trabalhos de estudantes do curso de Design para o 29º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, localizado em São Paulo, e o único museu do país dedicado ao design. O objetivo é promover reflexão sobre o design brasileiro e valorizar o cartaz como peça gráfica autônoma e expressiva. A turma da disciplina de Design para Meios Gráficos, do semestre 2015/A, ministrada pelo professor Rodrigo Brod, participou com peças muito interessantes, conseguindo inclusive colocar um cartaz entre os finalistas.

No Espaço Arte 3 o Projeto Poiéticas Permeáveis apresenta trabalhos de alunos dos projetos de extensão e graduação e dos acadêmicos de Pedagogia e Comunicação Social. Juntos irão expor vídeos criados pelos alunos sob a coordenação dos professores de Comunicação e Pedagogia, com curadoria dos professores Cristiano Bedin da Costa e Rosiene de Almeida Haetinger.

Já o espaço Arte 9 recebe, até o dia 22 de outubro, a exposição “Celebridades de 4 patas – Edição Calçada da Fama”, que apresenta pôsteres de cães recolhidos das ruas pela Prefeitura Municipal de lajeado. Sua finalidade é incentivar a adoção responsável, visando a diminuir a grande quantidade de animais espalhados pela rua e abrir novas vagas para os que ainda vivem nessa situação.

E o Projeto Vida Santo Antônio, de Lajeado/RS, ganha espaço no Espaço Arte 9B até o dia 29 de setembro, com mostra de telas produzidas a partir de um passeio pelo bairro, em que observaram a natureza e tudo o que faz parte do meio em que vivem. O desafio foi memorizar tudo o que viam para depois, com material artístico de pintura artesanal para atelier, dar asas à imaginação e criar suas telas com desenhos e pinturas coloridas.

As exposições podem ser conferidas gratuitamente no câmpus da Univates. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5945, ou pelo e-mail nucleodecultura@univates.br.

Primavera no câmpus
Com o início da primavera, a Univates dá início a uma campanha para que as pessoas que frequentam o câmpus compartilhem seus registros da nova estação. Para isso, é solicitado que a foto seja publicada com a hashtag ‪#‎primaveranaunivates‬, de maneira pública, ou enviada por uma mensagem na fan page oficial da Univates, até o dia 30 de outubro, com o nome do autor da imagem. Este material será utilizado na montagem de um álbum, que será divulgado nas Redes Sociais da Univates

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação