Lucia Santaella fala sobre arte e pós-humanismo na Univates

Por Tuane Eggers

Postado em

Uma das principais divulgadoras da semiótica no Brasil, com mais de 40 livros publicados, a pós-doutora Lucia Santaella ministrou, na noite desta quarta-feira, dia 16, o diálogo de abertura do IV Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade da Univates. Após exibição de videoartes e apresentação musical do Grupo de Choro da Universidade de Passo Fundo, o tema abordado durante a noite foi “Arte e pós-humanismo”, com mediação do professor Leonel de Oliveira.

Em sua fala de abertura, a diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais, professora Fernanda Brod, ressaltou que o evento propõe pensar de forma disruptiva. “Neste ano, o tema do evento é a Tecnociência, o Humanismo e a Sociedade. É em torno dessas discussões que gravitarão nossos diálogos, porque realmente acreditamos que a tecnologia é um meio e não um fim em si mesmo. E, da mesma forma, ela só faz sentido se for feita para melhorar a vida das pessoas. Nosso desejo é que vocês saiam daqui desacomodados e desafiados a olhar além”, salientou ela.

Lucia iniciou sua fala elogiando a apresentação do grupo e os vídeos exibidos antes de sua fala. “Sempre costumo dizer: por pior que seja o ser humano, ele faz arte e faz música. E isso já vale por toda a sua existência”, brincou ela. Ao explicar o que é o pós-humanismo, lembrou que é necessário diferenciar os termos pós-humano e pós-humanismo. “O pós-humano é a condição humana atual. O pós-humanismo são os discursos que se criam ao redor dessa condição”, explicou.

A pesquisadora afirmou que o ser humano está em processo acelerado de transformação, em diferentes níveis e escalas. “Temos a ideia equivocada de que o ser humano é uma essência imutável. Ele nunca foi imutável. Ele é um ser em evolução. A partir da Segunda Guerra Mundial essa aceleração se intensificou, mas ela começa na Revolução Industrial”, frisou Lucia.

Conforme ela, a partir desse momento, começam a surgir máquinas que superam o ser humano em sua capacidade intelectual. “Hoje, o ser humano tem diante de si a possibilidade de manipular a própria vida. A partir do momento em que se percebe que o ser humano é código, então esse código pode ser manipulado”, destacou.

De acordo com ela, mais de 60% da comunicação hoje não é de ser humano para ser humano, mas sim de máquina para máquina. “E daqui para frente as coisas vão se comunicar entre si, e isso vai causar uma revolução profunda. Os objetos vão começar a se comunicar, e toda ontologia deles vai se modificar”, acrescentou.

Ao ingressar no tema central da palestra, Lucia lembrou que os artistas foram responsáveis por sua aproximação com o tema do pós-humanismo. “Temos que ficar muito perto dos artistas, pois eles têm a cifra do presente, assim como os jovens”, complementou ela, citando que os artistas começaram a tomar o próprio corpo como suporte da arte. “Não há uma separação entre a biologia e a tecnologia”, disse ela, apresentando oito tipos de corpos cibernéticos e suas características.

Após o a fala de Lucia Santaella, foi aberto um espaço para questões do público, com diálogo mediado pelo professor Leonel de Oliveira. Em seguida, o grupo de teatro Saca-rolhas apresentou esquetes.

Programação envolve palestras, oficinas e grupos de trabalho

A programação do evento segue nesta quinta-feira, dia 17, às 8h30min, no auditório do Prédio 7. Alfredo Rocha de la Torre (Universidad San Buenaventura – Colômbia) e Álvaro Sanchez (Universidad de Sevilla - España) protagonizam um diálogo sobre tecnociência e humanismo. No turno da noite, às 19h10min, Paula Sibilia e Francisco Rüdiger participam do diálogo sobre Tecnossensibilidade, no Centro Cultural.

Já na sexta-feira, dia 18, a arte e a tecnologia serão abordadas por Luisa Paraguai e Cornelia Eckert, a partir das 19h10min, também no Cento Cultural. A programação do IV Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade terá ainda apresentação de trabalhos científicos, momentos culturais com projeções audiovisuais, lançamento de livros e um minicurso sobre antropologia da imagem.

As inscrições para o evento podem ser realizadas em www.univates.br/inscricoes/eventos. A programação completa está disponível em www.univates.br/dialogos e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail dialogos@univates.br ou pelo telefone 51 3714-7000, ramal 5545.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação