CCHS conta com mais uma professora doutora

Por Nicole Morás

Postado em

Compreender como o tempo escolar ampliado proposto pelo Programa Mais Educação é operacionalizado na instituição educacional e de que forma sua ampliação produz efeitos no currículo escolar foi o objetivo da tese da professora Danise Vivian, do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Univates. O trabalho foi defendido no último dia 28, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

De acordo com Danise, o estudo priorizou o tripé conceitual educação integral, tempo escolar e currículo, a partir de uma aproximação com os Estudos Culturais, com uma pesquisa desenvolvida em duas escolas de uma cidade do Rio Grande do Sul que aderiram ao Programa Mais Educação em 2008. “Todavia, essas escolas tinham a particularidade de serem integralizadas na sua totalidade de alunos e de desenvolverem um projeto municipal de turno integral”, pontua ela.

Como resultados, a pesquisa demonstrou que o aumento do tempo escolar induzido pelo programa e recontextualizado, pelo processo de hibridismo cultural, no município investigado torna-se indispensável para a efetivação da educação integral como política curricular. “Entretanto, obstáculos encontrados para sua execução, quanto a repasse de recursos financeiros e a conquista de profissionais qualificados e comprometidos com a promoção da jornada ampliada, por exemplo, tendem a esvaziar o tempo ampliado, dificultando a constituição de uma proposta pedagógica de educação integral em tempo integral”, afirma a professora.

Com isso, Danise concluiu que os tempos educacionais dessas escolas continuavam amarrados a uma perspectiva linear e cronológica de formação de um currículo que evidenciava a relevância dos saberes disciplinares e não efetivava uma política de integração curricular. “O estudo possibilitou compreender também que, se os efeitos da ampliação do tempo escolar demonstravam-se singelos ante a possibilidade de provocar uma reestruturação curricular da escola, por outro lado, eles demonstraram que a ação mais significativa estava ressaltada nas figuras do ser professor e ser aluno no desenvolvimento da escola de turno integral”, completa.

A banca avaliadora foi composta pela professora doutora Clarice Salete Traversini, orientadora do trabalho; e pelos doutores Alice Casimiro Lopes (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Jaqueline Moll (Ufrgs), Luís Armando Gandin (Ufrgs) e Maria Luisa Merino de Freitas Xavier (Ufrgs).

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação