Filme alemão será exibido e debatido

Por Ana Amélia Ritt

Postado em

Estudantes e demais interessados que possuem domínio da Língua Alemã estão convidados a assistir ao longa-metragem Die andere Heimat – Auswanderung nach Brasilien e participar de debate sobre o enredo. A atividade ocorre no dia 21 de setembro, com continuação no dia 24, com início às 19h15min. A exibição do filme será no auditório do Prédio 11 da Univates.

Com o objetivo de aproximar e oportunizar aos alunos e comunidade em geral o contato com a cultura alemã, o filme será exibido com legenda e áudio originais (em alemão). Além disso, o contexto histórico do filme será tema de discussões e debates. Inscrições podem ser realizadas pelo site www.univates.br/inscricoes/eventos. O evento, promovido pelo curso de Alemão do Interlínguas Univates, é gratuito. Não será oferecido certificado de participação nessa atividade.

Die andere Heimat – Auswanderung nach Brasilien

O filme Die andere Heimat (A Outra Pátria), do diretor alemão Edgar Reitz, recebeu o Prêmio Alemão de Cinema. Além de vencer na categoria de melhor filme, a produção recebeu os troféus de melhor roteiro e melhor direção. A obra, com quatro horas de duração, tematiza a imigração dos moradores da região de Hunsrück (no estado alemão da Renânia-Palatinado) para o Brasil, no século 19.

Por meio de grandes imagens de época, o filme narra o êxodo dos camponeses e artesãos alemães para o Rio Grande do Sul. Em infindáveis caravanas de carroças puxadas a cavalo, os imigrantes atravessam montanhas e vales ao longo do Rio Reno, em direção aos portos marítimos onde navios esperam para levá-los em uma viagem sem volta, em busca da felicidade.

A produção é na realidade a quarta temporada da série Heimat, iniciada no começo da década de 1980, e garantiu ao diretor Edgar Reitz um dos maiores sucessos do cinema alemão.

Texto: Ana Amélia Ritt

Escolha uma formação