Novos cursos técnicos serão oferecidos em 2016

Por Ana Amélia Ritt

Postado em

A partir do ano que vem novos cursos técnicos estarão disponíveis para inscrição. Além do curso em “Automação Industrial” ser oferecido na parte da noite, as novidades são “Serviços Jurídicos” e “Manutenção e Suporte em Informática”. Com o objetivo de habilitar o estudante para uma profissão em curto espaço de tempo e com maior facilidade para entrar no mercado de trabalho, a Univates oferece, no total, quinze cursos técnicos.

Com 1.200 horas, o curso técnico em “Automação Industrial” busca profissionalizar estudantes para diferentes atividades dos ramos industriais, preferencialmente as de processo de fabricação contínuos, bem como a atuar como profissional autônomo e em empresas integradoras e prestadoras de serviço. O técnico atua no projeto, execução, instrumentação e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais. Realiza manutenção, medições e testes, além de programar, operar e manter sistemas automatizados, respeitando as normas de segurança. O curso, que antes era oferecido na parte da manhã por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), torna-se noturno e disponível a todos os interessados.

O técnico em “Serviços Jurídicos” é o profissional que atua diretamente na rotina do escritório de advocacia e em demais organizações que dispõem de um setor ou departamento jurídico, sendo capacitado à compreensão e atuação efetiva nas rotinas comuns desses setores. O profissional executa serviços de suporte e apoio técnico-administrativo a escritórios de advocacia, de autoria jurídica, recursos humanos e departamentos administrativos, cumpre as determinações legais atribuídas a cartórios judiciais e extrajudiciais. Além disso, é responsável pelo gerenciamento e pelo arquivo de processos e de documentos técnicos, e atende ao público. O curso é de 810 horas.

O curso técnico em “Manutenção e Suporte em Informática” tem por objetivo capacitar profissionais a fazer a instalação, configuração e manutenção de equipamentos de informática, configuração e gerenciamento de redes de computadores, além de dar suporte na utilização dos mais diversos softwares e na identificação das necessidades de substituição ou mesmo atualização tecnológica. Com duração de 1.020 horas, o diplomado realiza manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, identifica as arquiteturas de rede e analisa meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação, avalia a necessidade de substituição ou de atualização tecnológica dos componentes de redes, instala, configura e desinstala programas básicos, utilitários e aplicativos, realiza procedimentos e rotina de cópias de segurança e recuperação de dados. O mercado de Tecnologia da Informação é um dos que mais cresce a cada ano. Praticamente todas as áreas de atuação hoje estão informatizadas.

A duração média para a conclusão dos cursos é de dois a três anos, conforme a quantidade de disciplinas que o aluno cursar por semestre. As aulas são noturnas, com início às 19h10min e término às 22h30min. As inscrições para os cursos técnicos abrirão em novembro. Mais informações podem ser conferidas pelo site www.univates.br/tecnicos, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5294, ou pelo e-mail cep@univates.br

Texto: Ana Amélia Ritt

Escolha uma formação