Coordenadora de Pedagogia organiza livro sobre inclusão escolar

Por Tuane Eggers

Postado em

Depois de anos de atuação e pesquisa sobre o tema da inclusão, a coordenadora do curso de Pedagogia da Univates, professora Morgana Domênica Hattge, organizou um livro sobre o assunto. Ao lado da docente Rejane Ramos Klein, da Unisinos, ela é organizadora da obra “Diferença e inclusão na escola”, lançada nesta quarta-feira, dia 2 de setembro, na cafeteria do Prédio 9.

As professoras coordenaram juntas, durante sete edições, um curso de extensão sobre o assunto na Unisinos, voltado especificamente para professores. No momento em que Morgana iniciou suas atividades na Univates e passou a participar das ações do projeto de extensão “Formação Pedagógica e Pensamento Nômade”, vinculado ao curso de Pedagogia, ela percebeu que as iniciativas poderiam resultar em uma parceria.

Assim, surgiu o livro, composto por textos de diferentes autores e temas, com caráter plural, para contemplar as mais diversas visões. A obra é dividida em quatro seções: Diferença e Arte; Diferença e Infância; Diferença e Inclusão; e Inclusão e Políticas. Os textos que integram o livro são de autoria de professores do curso oferecido pela Unisinos e também dos docentes envolvidos com o projeto de extensão da Univates.

De acordo com as professoras, é uma obra voltada a professores da Educação Básica. “Sentimos uma carência nesse sentido porque, às vezes, o que é produzido no ambiente acadêmico não contempla o espaço da escola e não é lido pelos professores. Não é que nosso livro seja extremamente fácil, mas sentimos que ele dialoga com esse espaço”, explicaram Morgana e Rejane.

O lançamento contou com apresentação de flauta de Tamara Cristina Luersen, bolsista do projeto de extensão e estudante do curso de Pedagogia. A obra “Diferença e inclusão na escola” pode ser encontrada no site da Editora CRV, em livrarias, sob encomenda, e também pode ser adquirido diretamente com os autores. Em breve estará disponível para retirada na Biblioteca da Univates.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação