Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Palestra sobre metodologias ativas é oferecida a professores

Por Tuane Eggers

Postado em


Compartilhe

A diretora geral do grupo Alis Educacional, Débora Guerra, e o diretor acadêmico e de Ensino a Distância do grupo, Gustavo Hoffmann, palestraram, na tarde desta quarta-feira, dia 2 de setembro, para professores da Univates. O tema abordado no evento foi metodologias ativas de aprendizagem.

Em sua fala, Débora contextualizou as instituições que compõem o grupo Alis Educacional, localizadas em Minas Gerais, comentando que possuem perfis parecidos com a Univates. A maioria dos estudantes trabalha durante o dia e estuda no turno da noite, por exemplo. Além disso, a cidade de Bom Despacho também está localizada a cerca de 150 km de distância da capital, Belo Horizonte, e é o polo educacional da região.

Débora falou sobre a visão integrada que o grupo possui entre diversas áreas, comentando sobre o campo da gestão, a gestão de pessoas e a criação do Núcleo de Gestão Acadêmica. Além disso, o grupo Alis Educacional desenvolveu a primeira sala de aprendizagem ativa do Brasil. “Entendemos que aquilo, naquele momento, era importante, pois tanto os alunos quanto os professores precisavam compreender essa nova dinâmica de aprendizagem”, ressaltou.

Em seguida, Hoffmann falou sobre metodologias ativas, explicando que costuma participar de eventos no exterior para trazer ideias que possam ser aplicadas em suas instituições, ajustando-as para o contexto da realidade local. O diretor acadêmico comentou que está chegando ao fim a hegemonia das aulas expositivas e que está comprovado que cada estudante possui um ritmo diferente de aprendizagem. No entanto, hoje a lógica educacional parece estar inversa, já que o tempo de aprendizagem está fixado da mesma forma para todos.

Hoffmann sugeriu que uma solução seria disponibilizar os conteúdos para serem acessados a qualquer momento. “A oferta de conteúdo pode ser feita a qualquer hora e em qualquer lugar, com objetos que podem ser muito mais interessantes do que uma aula expositiva. Mas o momento de encontro em sala de aula deve ocorrer para aplicar problemas a serem resolvidos com metodologias ativas”, destacou ele.

Outra ideia abordada por Hoffmann foi o conceito híbrido de aprendizagem, já que ainda separamos muito o que é modelo presencial e o que é modelo de ensino a distância. “Em breve teremos um único modelo, que é o híbrido. Seria um modelo em maior parte presencial, mas facilitado pelas tecnologias”, afirmou. O terceiro conceito abordado pelo diretor acadêmico foi o de plataforma adaptativa de aprendizagem, já que existem softwares que identificam as lacunas de aprendizagem dos estudantes e oferecem a eles esses conteúdos de forma on-line.

Texto: Tuane Eggers

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.