Univates integra 9ª Primavera dos Museus

Por Tuane Eggers

Postado em

Com o objetivo de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, intensificando sua relação com a sociedade, o Instituto Brasileiro de Museus promove, anualmente, uma temporada cultural chamada de Primavera dos Museus. Neste ano, a Univates participa da programação por meio do Museu de Ciências Naturais, em parceria com o Centro de Memória, Documentação e Pesquisa e o projeto de extensão “História e Cultura Kaigang em Territórios da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas”.

O tema desta edição do evento – a 9ª Primavera dos Museus, que ocorre entre 21 e 27 de setembro - é “Museus e memórias indígenas”. Por isso, serão oferecidas duas edições da oficina intitulada “Repensando a imagem da presença indígena”, realizada a partir das imagens que as pessoas possuem dos povos indígenas, apresentando uma breve contextualização da temática e enfocando, com base em trabalhos sobre história e memória do povo Kaigang, algumas vivências e protagonismo deste grupo no Vale do Taquari.

A primeira atividade ocorre no dia 22 de setembro, das 19h10min às 21h, voltada a acadêmicos e professores. Já a segunda, programada para o dia 23, das 14h às 16h, será voltada a estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, além de professores dessas turmas.

As atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/inscricoes/eventos, no caso da oficina para acadêmicos e professores, e pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5504, no caso da oficina para alunos e professores da Educação Básica.

Exposição pode ser conferida no Centro de Memória

O tema indígena será abordado também em uma exposição do Centro de Memória, intitulada “Revisitando os povos indígenas em territórios da Bacia Hidrográfica do Taquari-Antas e entornos”, programada para ocorrer entre 21 e 27 de setembro. A mostra poderá ser conferida na sala 209 do Prédio 3, das 9h às 12h e das 13h às 19h. Visitas podem ser agendadas pelo e-mail centrodememoria@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5590.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação