Pesquisador e doutorandas do PPGAD participam de curso na Alemanha

Por Tuane Eggers

Postado em

O docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates, professor doutor André Jasper, atuará como docente no Santander International Summer School for Doctoral Students na Universidade de Heidelberg Alemanha. Jasper irá ao evento acompanhado das doutorandas Joseline Manfroi e Mariela Inês Secchi, que atenderão ao curso como alunas e apresentarão seus projetos de tese durante a programação.

A atividade acontece entre os dias 26 de setembro e 4 de outubro, sendo totalmente financiada pelo Santander. Neste ano, o evento abordará a sustentabilidade e o desenvolvimento da sociedade humana no contexto global.

Jasper considera a participação no curso como um elemento significativo para a internacionalização do PPGAD. Nos processos de avaliação feitos pela Capes neste quesito, um dos principais pontos analisados é o envolvimento dos professores dos programas como docentes em instituições no exterior. Além disso, a mobilidade de discentes, como é o caso das duas doutorandas que apresentarão as suas pesquisas em uma instituição de alto renome, é muito relevante. As ações permitem a divulgação dos projetos que vêm sendo desenvolvidos no Programa e viabilizam a troca de informações com pesquisadores de diferentes partes do mundo.

Saiba mais sobre as pesquisas

Jasper atuará no curso ministrando a temática “Utilização do ciclo greenhouse/icehouse do Paleozoico Superior para compreender as mudanças climáticas atuais”. Após as aulas de cunho teórico, ocorrem os seminários dos doutorandos.

Os estudos das doutorandas da Univates são orientados por Jasper. O projeto de Joseline é intitulado “Assinatura ambiental e climática da paleoflora do sul da Bacia do Paraná, Permiano Superior” e conta com coorientação da professora doutora Margot Guerra-Sommer, da UFRGS. Já o projeto de tese de Mariela é intitulado “Ocupações pré-coloniais no Vale do Taquari - uma abordagem Arqueobotânica”, com coorientação da professora doutora Soraia Girardi Bauermann, da Ulbra.

Detalhes sobre o PPGAD Univates podem ser conferidos pelo site www.univates.br/ppgad.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação