Arquitetura e Urbanismo: muitos roteiros na bagagem

Por -

Postado em

No mês de agosto alunos de diferentes disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates participaram de diversas visitas técnicas. O objetivo foi possibilitar vivências para os estudantes, aproximando a teoria da prática. Confira:

10/08 - Visita ao Barra Shopping, em Porto Alegre. Participaram alunos das duas turmas de Projeto de Arquitetura II, acompanhados pelas professoras Adriana Broilo e Francéli Ferreira. O objetivo desta visita foi analisar espaços comerciais para repertorização de projetos de interiores. A análise foi centrada em formas de organização, materialidade, iluminação, mostruários, cores, composição dos espaços internos e vitrines.

11/08 - Grêmio Náutico União e Parque Esportivo da PUC-RS. Alunos das duas turmas de Projeto de Arquitetura VII, acompanhados pelo professor Alex Carvalho Brino, conheceram as instalações oficiais e toda a infraestrutura técnica necessária para este tipo de projeto. Também tiveram contato com os vários sistemas estruturais usados nestes complexos.

17/08 - Vila Assunção, Vila IAPI e Meninos Deus, em Porto Alegre. As turmas de Projeto Urbano I, conduzidas pela professora Lúcia Melchiors, visitaram loteamentos referenciais de Porto Alegre para estudar alternativas de urbanização. Os loteamentos da Vila Assunção e da Vila IAPI foram reconhecidos pela Prefeitura de Porto Alegre como Área Especial de Interesse Cultural, demonstrando sua importância como patrimônio cultural da cidade.

28/08 -  Palácio da Justiça e Museu Iberê Camargo, em Porto Alegre. No final do mês foi a vez dos alunos das três turmas de Projeto de Arquitetura I, dos professores Jauri dos Santos Sá e Merlin Janina Diemer, visitarem o Palácio da Justiça e o Museu Iberê Camargo, em Porto Alegre. Duas referências de épocas distintas que contribuem para repertorização dos alunos e observação in loco dos aspectos de fundamentação arquitetônica discutidos em sala de aula, reflexionando sobre arquitetura em termos de procedimento projetual.

28/08 -  Empresa de blocos cerâmicos, em Sapucaia. Alunos de Projeto de Arquitetura V, acompanhados pelo professor Cristiano Zluhan Pereira, visitaram a empresa de blocos cerâmicos estruturais Pauluzzi, em Sapucaia. Nesta visita foi explicada a importância da argila para este tipo de material, além do processo de fabricação, que depende da forma geométrica do bloco, da queima e da composição da argila para garantia de blocos com função estrutural. O bloco estrutural é estudado porque este é o sistema construtivo adotado nesta disciplina. Neste mesmo dia foi visitado um conjunto de Habitação de Interesse Social no bairro Restinga, em Porto Alegre. Esta visita teve por objetivo conhecer um conjunto já edificado que servirá como referencial para o desenvolvimento do projeto da disciplina com o mesmo tema.

Escolha uma formação

Graduação presencial