Atendimentos de Fisioterapia à comunidade são elogiados

Por Tuane Eggers

Postado em

Os acadêmicos do curso de Fisioterapia da Univates que atuam como estagiários e voluntários nas Unidades de Saúde do município de Lajeado receberam, recentemente, um reconhecimento da Câmara de Vereadores, por meio da Secretaria de Saúde, referente ao bom trabalho prestado à comunidade. Atualmente cerca de 130 estudantes dos cursos da área da Saúde estão envolvidos em disciplinas práticas e estágios supervisionados na rede de atenção básica e serviços de saúde mental do município.

As atividades são realizadas nos bairros Santo Antônio, São Cristóvão e Olarias, ocorrendo por meio de atendimentos específicos, de ações em grupos de promoção da saúde e de visitas domiciliares. Os atendimentos são sempre realizados em parceria com a unidade de referência, que indica as necessidades do serviço e da população.

Conforme o coordenador do curso de Fisioterapia, professor Eduardo Sehnem, o reconhecimento foi uma grande alegria para todos os docentes e acadêmicos. “O manifesto significa, em última instância, que o usuário está reconhecendo nos estagiários uma atuação de qualidade. Realizamos atividades práticas inseridas na comunidade desde o início do curso. Dessa forma, o acadêmico é estimulado ao convívio, respeito e reconhecimento do ser humano com o qual ele se relaciona”, conta o docente, acrescentando que os estudantes trabalham em cooperação com os demais acadêmicos da saúde, sempre mantendo o foco no usuário do sistema de saúde como o centro das ações.

Para o Secretário de Saúde de Lajeado e professor da Univates, Glademir Schwingel, é muito importante saber que o trabalho de integração com a Instituição está dando bons resultados, com as pessoas sendo bem atendidas e elogiando os estagiários e professores. “Formar profissionais que percebem a saúde pública como um espaço de práticas engajadas é fundamental para o Sistema Único de Saúde (SUS). A população precisa de atendimento e o trabalho que os estagiários e estudantes da Univates fazem, com a devida supervisão, é saúde de primeira qualidade”, salienta Schwingel.

Acadêmicos de 12 cursos colaboram com a saúde do município

Conforme conta a coordenadora dos estágios do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Univates, professora Lydia Koetz, tem-se buscado, desde o ano passado, a aproximação entre as atividades de estágios obrigatórios dos 12 cursos da área da saúde desenvolvidos na rede, como em hospitais da região, serviços da rede pública de saúde, educação e assistência social. “Em relação à Fisioterapia, estamos ampliando ainda mais a nossa relação com o município de Lajeado. Desde o início do Projeto Interdisciplinar, os alunos desenvolvem atendimentos no bairro Santo Antônio, mas estamos buscando a ampliação das atividades em disciplinas e nos estágios”, explica.

A professora lembra que os estudantes realizam atividades práticas desde o primeiro semestre, com visitas domiciliares e orientações aos moradores dos bairros de Lajeado. “Atualmente a disciplina de Fisioterapia Aplicada à Gerontologia e Reumatologia desenvolve atendimentos aos idosos do bairro Santo André em ambiente domiciliar. Já os alunos das disciplinas de Neurologia, Cardiologia e Traumatologia realizam atendimentos à população na Clínica Escola”, comenta Lydia.

Segundo ela, a menção da Câmara de Vereadores e da Secretaria de Saúde é muito importante para o curso. “É a partir desse tipo de reconhecimento que temos a certeza de que estamos efetivamente contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população”, ressalta a professora.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação