Lógica e interpretação integram 18ª Olimpíada Matemática da Univates

Por Ana Amélia Ritt

Postado em

Aproximadamente 2050 estudantes participaram da 18ª Olimpíada Matemática da Univates. A prova, que ocorreu na tarde desta quarta-feira, envolveu 65 escolas de 23 municípios. Entre as turmas com maior número de inscritos, destaca-se o 6º ano do Ensino Fundamental, com 370 participantes. A divulgação do resultado será no dia 21 de outubro.

Simone Bald é professora de matemática. Ela e a professora de inglês, Tatiane Gasparini, acompanharam os 40 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, do município de Anta Gorda, para a realização da avaliação. Simone disse que a Olimpíada incentiva os alunos e faz com que eles levem a matemática ainda mais a sério. “Eles gostam e se preparam. É uma competição saudável. Eles querem ser os melhores na disciplina, porque 'a profe' escolhe os melhores para participar”, brincou.

Das 10 questões que compõem a prova, as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio tiveram que resolver oito. O 2º ano do Ensino Médio fez nove, enquanto o 3º ano fez todas. A professora e integrante da Equipe Organizadora, Marli Quartieri, explicou que as provas são feitas com questões lógicas, que cobram interpretação e estratégias, sem necessidade de fórmulas. Marli percebe o quanto o desenvolvimento das questões, a cada ano, é melhor realizado.

Os alunos Erik Ahlert e Tony Andrei, do 6º ano, vieram de Westfalia para a realização da prova. Eles são da Escola Municipal de Ensino Fundamental Villa Schmidt e contaram que é a segunda vez que participam. “É bem legal, a gente aprende o que ainda não aprendeu. As questões exigem pensar ainda mais”, comentou Tony. Quando questionados sobre a dificuldade da prova, os dois riram. Tony disse que estava fácil, mas Erik discordou. Chegaram à conclusão que acharam “média”.

Já Ramone Chiodi e Adriele Piovezani, também do 6º ano, são da mesma escola que as professoras Simone e Tatiane. As meninas, que vieram de Anta Gorda, acharam a prova um pouco difícil, mas disseram que houve preparo em sala de aula. “É legal vir pra cá, porque aprendemos mais”, disse Adriele.

Da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela, Ladine Franz e Alana Eleutherio realizaram a prova pela primeira vez. Elas estão no 1º ano do Ensino Médio e acharam as questões difíceis. “Havia muita questão de lógica”, comentou Ladine. “E conteúdo que não vimos ainda. É muito diferente”, completou Alana.

Enquanto esperavam os alunos, os professores das turmas foram recepcionados por uma atividade especial, organizada pelo Setor de Marketing e Comunicação. O acadêmico Francisco Valim de Almeida, do curso de Fisioterapia da Univates, atuou como voluntário e fez massagem nos docentes.

Mais informações sobre a Olimpíada Matemática da Univates podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714 -7000, ramal 5515, ou pelo e-mail omu@univats.br.

Texto: Ana Amélia Ritt

Escolha uma formação