Pró-Reitora integra comissão de avaliação do Prêmio Capes de Tese

Por Nicole Morás/CCS/Capes

Postado em

A pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, Maria Madalena Dullius, participou da comissão de avaliação de trabalhos na área de Ensino do Prêmio Capes de Tese. A premiação visa a escolher a melhor tese de doutorado em cada uma das quarenta e oito áreas do conhecimento reconhecidas pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nos cursos de pós-graduação do Sistema Nacional de Pós-Graduação. A avaliação teve início em julho com o processo de leitura das teses e com um momento presencial na Capes, em Brasília, na última sexta-feira, dia 21.

De acordo com Maria Madalena, ser avaliador representa muita responsabilidade. “Isso significa participar de uma decisão em nível nacional, ou seja, ajudar a escolher a melhor tese da área de Ensino do Brasil. Por outro lado, o convite para participar da avaliação é o reconhecimento de um trabalho que venho desenvolvendo como pesquisadora da área”, afirma ela.

Madalena explica que os critérios de premiação envolvem: a originalidade da tese; relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social; inovação quanto ao potencial de geração de produtos, processos e patentes; qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese; valor agregado ao sistema educacional; metodologia utilizada; qualidade da redação; estrutura e organização do texto.

A divulgação dos trabalhos vencedores do Prêmio Capes de Tese deve ocorrer até o dia 28 de agosto, de modo que todos possam participar da segunda etapa e concorrer ao Grande Prêmio Capes de Tese. A cerimônia de premiação ocorre no próximo dia 10 de dezembro, em Brasília.

Premiações

O Prêmio Capes de Tese consiste em passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação, que ocorrerá na sede da Capes, em Brasília; certificado de premiação ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha para o autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para o orientador, no valor de R$ 3 mil; bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até três anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado.

A Fundação Carlos Chagas oferecerá aos autores vencedores nas áreas de Educação e de Ensino um prêmio no valor de R$ 15 mil e quatro prêmios na categoria Menção Honrosa no valor de R$ 5 mil cada, sendo duas premiações de Menção Honrosa em cada uma das duas áreas.

Já o Grande Prêmio Capes de Tese consiste em passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação, que ocorrerá na sede da Capes, em Brasília; certificado de premiação ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha para o autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional para o orientador, no valor de R$ 6 mil; bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até cinco anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado; e U$ 15 mil para o premiado, concedidos pela Fundação Conrado Wessel.

Texto: Nicole Morás/CCS/Capes

Escolha uma formação