Estudantes de Ensinos Fundamental e Médio podem participar de concursos

Por Tuane Eggers

Postado em

Com o objetivo de incentivar a produção da escrita criativa nas escolas da região, o curso de Letras da Univates promove o I Concurso de Escrita Criativa. Podem participar estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas do Vale do Taquari, devendo o envio dos textos ser feito até o dia 1º de outubro, no setor de Atendimento ao Aluno.

O concurso será realizado em duas categorias: a primeira para alunos do 6º e 7º anos e a segunda para estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Serão selecionados e divulgados em e-book os 10 melhores textos (cinco de cada categoria) enviados pelas escolas, sendo premiados com troféus os dois melhores textos escolhidos pela comissão julgadora, um de cada categoria. A divulgação oficial dos finalistas e a premiação dos dois melhores textos ocorrerão na noite de 23 de outubro, no auditório do Prédio 7, a partir das 19h30min.

Outro evento promovido pelo curso de Letras é o II Concurso de Vídeo-Oratória, que busca valorizar a oratória como forma de crescimento individual, aprimoramento e treinamento, além de promover o uso da tecnologia no trabalho em sala de aula e desenvolver a comunicação verbal e corporal do participante.

Podem participar estudantes de Ensino Médio de qualquer rede de ensino, sendo o concurso dividido em duas fases: a eliminatória, em que participam todos os alunos interessados; e a fase final, programada para o dia 23 de outubro, no auditório do Prédio 7, em que os seis melhores vídeos serão apresentados ao público e julgados por uma comissão. Serão premiados os melhores oradores com troféu e divulgação do vídeo no site da Univates.

Os estudantes de Ensino Médio de qualquer rede de ensino também podem participar do II Festival de Cinema e Literatura, que busca estimular a leitura literária e promover o uso dos recursos tecnológicos em sala de aula com o intuito de expandir a habilidade de leitura do texto de caráter estético.

O evento será realizado em duas fases: eliminatória e final, programada para o dia 23 de outubro, quando participam somente os oito vídeos classificados na primeira fase. Serão premiados os melhores vídeos, pelos júris popular e técnico, além de melhor ator e melhor atriz. Cada escola pode inscrever até seis vídeos. Os vencedores receberão troféus, certificado e divulgação no site da Univates.

A participação nos três concursos é gratuita. Os editais completos podem ser conferidos no site www.univates.br/graduacao/letras, no link Concursos. Detalhes podem ser conferidos pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5553.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação