O mar como paisagem sentimental é tema de debate

Por Ana Amélia Ritt

Postado em

O “Ciclo de Palestras – Imposturas literárias” objetiva dar continuidade às investigações desenvolvidas pelo Projeto de extensão Formação Pedagógica e Pensamento Nômade. A primeira conversa deste semestre ocorre na Cafeteria do Teatro do Centro Cultural da Univates. No dia 26, quarta-feira, às 20h, a doutoranda em História Joana Schossler fala sobre “O mar: diálogo com seus ecos”.

O diálogo pretende incitar os olhares sobre o território marítimo e suas paisagens. “O mar é um elemento integrante do nosso espaço material. Se longe dele crescemos, para ele migramos durante um período de verão. Mas se até ele nunca fomos, com ele sonhamos e imaginamos suas formas líquidas, infinitas e geradoras de vida. Por meio da estética, da literatura, da pintura e da fotografia, podemos mergulhar em horizontes que inspiraram e estimularam a construção do indivíduo sensível e moderno. As representações sobre mar convidam para um mergulho em um horizonte pouco conhecido ao nosso imaginário social, o mar como paisagem sentimental”, explica Joana.

O evento envolve mais três encontros, cada um deles com um convidado. No total, quatro motivos para pensar: o mar, a utopia, um país e uma cor. Os eventos estabelecem relações entre a arte, a literatura, a moda e a educação.

Interessados podem realizar a inscrição pelo site www.univates.br/inscricoes/eventos. O evento é gratuito. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3714-7000, ramal 5592.

26/08 – O mar: diálogo com seus ecos - Ministrante: Joana Schossler, doutoranda em História
23/09 – Utopia, loucura e Direitos Humanos - Ministrante: Paula Goldmeier, mestra em Psicologia Social e Institucional
29/10 – Elizabeth Bishop: paixão por um Brasil dos anos 60 - Ministrante: Laura Peixoto, jornalista
26/11 – Coco Chanel: o preto como condição - Ministrante: Carina Carlan, mestra em Design, e Mariana Castro, estilista

Os encontros acontecem sempre na Cafeteria do Teatro do Centro Cultural Univates, das 20h às 22h30min.

Texto: Ana Amélia Ritt

Escolha uma formação